Desenhos de criador de Asterix levantam verba para combate à Covid

Até esta terça (26) o invasor microbiológico já havia provocado 28.367 mortes na França, mas a epidemia está sob controle e o país começou a retomar suas atividades

© Getty

Cultura CAMPANHA-DOAÇÃO 27/05/20 POR Folhapress

BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - Quatro desenhos de um dos criadores de Asterix, Albert Uderzo, foram vendidos por EUR 390 mil (cerca de R$ 2,34 bilhões) para ajudar a Fundação Hospitais de Paris no combate ao coronavírus.

PUB

Uderzo morreu em março, aos 92 anos, de insuficiência cardíaca. O problema não teve relação com a Covid-19, mas Uderzo estava acompanhando o desenrolar da pandemia e queria fazer algo para ajudar seu combate, disseram em entrevista à revista Paris Match sua viúva, Ada, e a filha da casal, Sylvie.

Veja também: Criador de 'Chucky' diz que boneco virou símbolo dos direitos LGBTQ

"Infelizmente, ele não teve tempo, foi embora muito rápido", afirmou Ada. Segundo ela, o leilão era uma forma de agradecer "aos nossos novos heróis que resistiram ao invasor", fazendo uma analogia entre Asterix, que repelia os romanos, e os profissionais de saúde, que lutaram contra o coronavírus.

Até esta terça (26) o invasor microbiológico já havia provocado 28.367 mortes na França, mas a epidemia está sob controle e o país começou a retomar suas atividades.Sylvie disse que o pai guardava todos os seus desenhos, e as duas escolheram cenas que tivessem personagens em movimento e emoção.

O maior valor foi levantado por uma prancha das Aventuras de Tanguy e Laverdure, vendida por 150 mil euros. Um desenho de A Galera de Obelix foi vendido por 95 mil euros, segundo a casa de leilões Artcurial, e uma prancha de Asterix e Obelix e a Arma Secreta, por 80 mil euros. Uma cena do personagem Oumpah-Pah, o Pele Vermelho arrecadou 65 mil euros.Uma prancha de Asterix e Latraviata não encontrou comprador.

Asterix foi o maior sucesso de Uderzo: foi traduzido para 111 idiomas e vendeu 380 milhões de cópias.

Numa das histórias, "Asterix e a Transitálica", lançada há três anos, é Coronavírus o principal opositor do herói gaulês.

O nome, porém, não tem relação com o patógeno da atual pandemia. O oponente de Asterix usa uma máscara em forma de coroa (corona, em italiano), e o sufixo "us" era usado pelos criadores da HQ em nomes de personagens romanos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 23 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 21 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 37 mins

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 22 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 23 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

esporte Óbito Há 14 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 23 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 23 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 20 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

esporte EUA Há 23 Horas

Jogador da NFL é baleado em tiroteio na Florida