Obesidade aumenta risco de osteoporose

Segundo o endocrinologista Dr. Sérgio Maeda, pacientes obesos ou com sopreso são mais vulneráveis à doença e precisam de acompanhamento nutricional para corrigir deficiências vitamínicas e fortalecer a saúde óssea

© Reuters

Lifestyle Alerta 13/10/15 POR Notícias Ao Minuto

Estudos epidemiológicos têm demonstrado o aumento da prevalência de obesidade, doença considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a epidemia global do século XXI. Além de provocar diversas complicações, como diabetes e hipertensão, a obesidade esta associada a um maior risco de fraturas. Nesta situação, é importante ter acompanhamento médico para garantir a ingestão adequada dos nutrientes necessários para uma boa saúde óssea.

PUB

Embora pareça paradoxal, pessoas obesas ou com sobrepeso apresentam deficiências nutricionais relevantes, devido à má alimentação e o aumento da adiposidade que podem ocasionar alterações na metabolização da vitamina D, na absorção de cálcio e de ferro. Estudos recentes mostram que cerca de 81% das pessoas obesas apresentam significativa frequência de fraturas por baixo impacto, em decorrência da hipovitaminose D.

De acordo com o endocrinologista integrante da Comissão Científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), pacientes obesos devem redobrar os cuidados com a saúde óssea. “A obesidade não afeta a capacidade da pele em sintetizar a vitamina D, porém a maior quantidade de tecido adiposo “sequestra” a vitamina D, diminuindo a sua liberação para a corrente sanguínea”.

Suplementação nutricionalA suplementação de cálcio e vitamina D tem sido recomendada para a maioria das terapias de perda de peso com o objetivo de minimizar o impacto sobre a massa óssea. “Uma intervenção nutricional aliada à suplementação regular, com consumo adequado de cálcio, vitamina D e proteínas, além de um estilo de vida mais saudável, são essenciais para diminuir os riscos de osteoporose e fraturas”, finaliza Dr. Maeda.

Para isso, o ideal é incluir alguns nutrientes na dieta:

• Proteínas: presentes nas carnes em geral, ovos, leites e derivados, soja, feijão e grão de bico;

• Ferro: facilmente encontrados em carnes, vegetais verdes escuros e feijão;

• Vitamina D: a principal fonte é a produção pelo próprio corpo a partir da exposição aos raios solares: recomenda-se cinco ou dez minutos de exposição direta de pernas e braços, sem protetor solar, entre 10 horas e 15 horas;

• Cálcio: leites e derivados, salmão e sardinha.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina