Dilma encontra Lula em SP e busca apoio de movimentos sociais

O governo quer se reaproximar de Cunha e interlocutores estão tentando restabelecer uma ponte com ele, para saber o que o presidente da Câmara quer

© Reuters

Política Gerir a crise 13/10/15 POR Estadao Conteudo

Depois de um fim de semana de intensas articulações, em Brasília, para tentar barrar o processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff segue na tarde desta terça-feira, 13, para São Paulo, onde irá se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir os próximos passos desse processo. Ao mesmo tempo, a presidente Dilma buscará apoio junto aos movimentos sociais ao participar da abertura do Congresso da CUT nesta terça-feira. No encontro da CUT, Dilma vai aparecer não só ao lado de Lula, mas também do ex-presidente do Uruguai José Mujica.

PUB

Mais cedo, Dilma se reuniu no Palácio do Planalto com 11 ministros e os três líderes do governo no Congresso. Pediu apoio aos ministros e aos partidos que eles representam. O governo quer impedir, a todo custo, a instauração do processo de seu afastamento.

Durante a realização da reunião no Planalto, chegou à presidente e aos ministros, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender qualquer rito estabelecido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para dar andamento a um eventual processo de impeachment contra Dilma. A decisão do STF foi bem recebida pela assessoria da presidente Dilma.

Apesar de considerarem essa decisão boa para o governo, há uma preocupação grande ainda porque todos têm consciência de que Eduardo Cunha, ferido neste momento com as acusações contra ele, pode, a qualquer momento por sua iniciativa, determinar a abertura do processo de impeachment. Portanto, embora a decisão seja considerada uma vitória, na verdade, é apenas um suspiro e não um alívio completo, de fato.

O governo quer se reaproximar de Cunha e interlocutores estão tentando restabelecer uma ponte com ele, para saber o que o presidente da Câmara quer, na verdade. Não está descartado que até a própria presidente possa procurá-lo. Mas, antes disso, outros auxiliares de Dilma estão fazendo essa ponte.

Além de procurar os movimentos sociais, a presidente Dilma também está procurando restabelecer diálogo com o empresariado, que começou a dar sinais de afastamento do governo, o que não seria nada bom para Dilma. Na reunião com os ministros, a presidente disse a todos que o momento é de diálogo e reaproximação e este será o trabalho de todos nas próximas horas e nos próximos dias, já que a imprevisibilidade de Cunha será o fator determinante neste momento. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 15 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 14 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 15 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 8 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 7 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 13 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 13 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 13 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 13 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 13 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa