Chuvas já afetam 50 mil no RS e Ministério da Integração envia equipe

O Ministério da Integração Nacional informou que o responsável pela pasta, Gilberto Occhi, disponibilizou ao governador José Ivo Sartori a assistência da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

© DR

Brasil Alerta 13/10/15 POR Estadao Conteudo

A previsão do tempo indica que o Rio Grande do Sul deve ter novas precipitações a partir desta quarta-feira, 14. Nesta terça-feira, 13, a chuva deu uma trégua, mas o número de pessoas afetadas segue aumentando devido as consequências das cheias dos principais rios do Estado. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil no fim desta manhã, o RS tem 49.228 pessoas atingidas pelos temporais. As chuvas também danificaram estradas em diversos pontos e deixaram moradores sem luz em algumas regiões. Em nota publicada hoje, o Ministério da Integração Nacional informou que o responsável pela pasta, Gilberto Occhi, disponibilizou ao governador José Ivo Sartori a assistência da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), que enviou técnicos ao RS para acompanhar a Defesa Civil estadual no levantamento das demandas municipais.

PUB

A nota também afirma que a Sedec já pediu o apoio do Exército Brasileiro no auxílio às populações atingidas. O Rio Grande do Sul deve enviar ainda hoje o pedido para que o governo federal reconheça da situação de emergência das cidades atingidas, o que permitirá a liberação de verbas e o envio de material de ajuda humanitária. Conforme a assessoria de imprensa do Palácio Piratini, existe a possibilidade de que seja feito um decreto coletivo de emergência.

Das 49.228 pessoas atingidas pelos temporais, quase 10 mil tiveram que deixar suas casas - 4.164 estão em abrigos e outras 5.775 estão desalojadas, recorrendo à ajuda de parentes e amigos. Para se ter uma ideia, o número de pessoas prejudicadas praticamente dobrou em um dia - na manhã da segunda-feira, 11, a Defesa Civil Contabilizava 24.443 cidadãos afetados.

Nas últimas 24 horas, Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, foi acrescentado à lista de municípios atingidos. Agora, são 47 as cidades castigadas pelas chuvas e pela queda de granizo desde a ultima quarta-feira, 7. O volume de água dos rios e lagos continua sendo motivo de apreensão para as autoridades gaúchas.

Guaiba

Na segunda-feira, o Guaíba - que banha Porto Alegre e alguns municípios próximos - passou dos 2,83 metros, nível registrado na enchente de 1967. Com isso, chegou à maior marca desde 1941, quando o Guaíba bateu 4,76 metros e inundou parte do centro histórico da capital gaúcha. Como medida de segurança, na segunda a prefeitura fechou as 14 comportas do sistema de proteção de cheias do Cais Mauá.

Nesta terça, o nível do Guaíba iniciou uma nova curva de baixa, mas a situação está sendo monitorada com atenção. A Defesa Civil informou que, dos sete principais rios e lagos do Estado, cinco estão com água acima do nível de alerta. Um dos rios com nível superior à normalidade é o Jacuí, principal afluente do Guaíba. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada