Decisão suspendeu 'Clube do Golpe', diz Humberto Costa sobre STF

O líder do PT insinuou ser jogo de cena a nota divulgada no fim de semana apresentada por líderes da oposição na Câmara que pediram o afastamento de Cunha

© Divulgação

Política Líder 13/10/15 POR Estadao Conteudo

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta terça-feira, 13, que as liminares concedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela manhã suspenderam o rito que o "Clube do Golpe" havia estabelecido arbitrariamente para querer dar início ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, "eleita legitimamente pela maioria dos brasileiros".

PUB

Para o petista, as decisões do STF barraram a "escalada golpista que a oposição empreende desesperadamente no País neste momento".

"O que fez o Supremo foi dizer que o presidente da Câmara dos Deputados (Eduardo Cunha) não pode continuar subvertendo as leis aos seus caprichos e às suas vontades. O que determinou o STF foi que esse deputado tem que se vergar ao que manda a Constituição e ao que já foi sumulado pela própria corte institucional, que o Sr. Eduardo Cunha não pode abrir brechas na lei", disse ele, em discurso da tribuna do Senado.

Para o petista, essa "vergonhosa conjura antidemocrática" foi desmascarada pelo STF, que a desarmou, momentaneamente, até que os ministros da Corte se pronunciem sobre o mérito da questão.

Costa chamou de "golpe de republiqueta" feita em "tabelinha" a manobra articulada pela oposição com Cunha, rechaçada pelo Supremo. Os oposicionistas pretendiam recorrer ao plenário da Câmara assim que Cunha rejeitasse individualmente o pedido de abrir processo de impeachment contra Dilma.

O líder do PT insinuou ser jogo de cena a nota divulgada no fim de semana apresentada por líderes da oposição na Câmara que pediram o afastamento de Cunha após a revelação de que ele mantém contas no exterior não declaradas legalmente - em parte de recursos que teriam sido desviados da Petrobras.

"Então, que ninguém se engane: o senhor Eduardo Cunha age com todo o respaldo do PSDB, do DEM, do PPS, do Solidariedade, que o apoiam irrestritamente para, de forma imoral, golpear uma presidenta eleita pelo voto popular", criticou Costa.

Derrota

Ao citar reportagem do jornal O Estado de S. Paulo segundo a qual a auditoria requerida pelo PSDB atestou que não houve fraude nas eleições, Costa ironizou o senador Aécio Neves (MG), candidato tucano derrotado por Dilma em outubro.

O petista insinuou que ele sofre de "síndrome de dono da bola", "a síndrome daquele menino que é dono da bola e que não o deixam fazer o gol. Então, ele resolver segurar a bola, levá-la para casa e talvez jogar sozinho, porque aí vai satisfazer o seu desejo de se tornar artilheiro".

"Talvez seja uma dura notícia para o presidente do PSDB, o ilustre senador Aécio Neves. Mas se alguém no PSDB ainda não deu a notícia a ele, que o faça: foi confirmado, mais uma vez, que ele perdeu as eleições", disse. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 21 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 3 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

fama BERNARD-HILL Há 22 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo México Há 4 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 21 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Bolsonaro Há 3 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite