Com temperatura acima de 40ºC, jogadores do Catar vão treinar à noite

O forte calor no Catar fez a Fifa organizar a Copa do Mundo de 2022 para acontecer em novembro e dezembro

© Agencia Brasil

Esporte Calor 28/05/20 POR Estadao Conteudo

Paralisados desde março por causa da pandemia do coronavírus, os campeonatos de futebol no Catar terão reinício a partir do fim de julho. Os jogadores vão passar por testes para saber se estão com a covid-19 e a retomada dos treinos está marcada para junho. O problema é que nestes meses, verão no Oriente Médio, a temperatura no país varia entre 40ºC e 50ºC.

PUB

O forte calor no Catar fez a Fifa organizar a Copa do Mundo de 2022 para acontecer em novembro e dezembro, quando a temperatura cai para entre 20ºC e 30ºC. Neste ano, porém, por causa do coronavírus, os jogadores vão ter de enfrentar o calor para terminar os campeonatos locais.

O zagueiro Lucas Mendes, que joga no Catar desde 2014 e atualmente defende o Al Wakrah, diz que o time terá treinos à noite para evitar as temperaturas mais altas. Apesar da experiência no país do Oriente Médio, o defensor acredita que será mais complicada a preparação neste ano.

"Vai começar o calor forte, de 40ºC para cima. Treinos só à noite, por volta de 20h ou 21h, quando já está 'menos calor'. É complicado, qualquer um sofre. Mesmo estando aqui há muito tempo, não é fácil. Acredito que esse ano vai ser mais difícil a pré-temporada por estarmos treinando nesse forte calor", afirma Lucas Mendes, em entrevista ao Estadão.

O volante Jonathan Silva, do Al Shamal, conta como pretende evitar o desgaste causado pelo forte calor. "É muito complicado treinar com a temperatura tão alta. Fica muito abafado e você transpira demais. O segredo é se hidratar bastante, comer bem e caprichar na suplementação", disse.

PREOCUPAÇÃO COM O BRASIL - Enquanto o Catar tem mais de 35 mil casos confirmados do novo coronavírus, o Brasil ultrapassou os 270 mil. Por isso, os jogadores se preocupam com familiares que moram no País e mantêm contato via aplicativos de celular.

"Ficamos preocupados com a situação do Brasil, com os casos aumentando. Tenho conversado com familiares, estão tomando precauções, evitando sair. Está um pouco complicado politicamente, não só pelo coronavírus, e espero que as coisas melhorem rapidamente", diz Lucas Mendes.

É o mesmo sentimento de Jonathan Silva, que destaca o alerta para os parentes idosos. "Tem a minha avó, tios, meu pai que entram no grupo de risco. É muito preocupante. Sempre falo com eles e fico relembrando a importância de ficar em casa."

O Catar está em quarentena desde o dia 21 de março. Assim como acontece no Brasil, apenas os serviços essenciais podem funcionar, como mercado e farmácias. Com os centros de treinamentos fechados, os atletas receberam orientações de profissionais dos clubes para fazer exercícios em casa durante a parada causada pelo coronavírus.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula