Não ter grau de investimento é botar emprego em risco, diz Levy

Ele defendeu a contribuição e disse que outras alternativas podem ser menos eficientes. "Se aumentar imposto da produção, será que é melhor do que o da atividade financeira?", questionou

© Reuters

Economia Rebaixamento 14/10/15 POR Estadao Conteudo

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta quarta-feira, 14, durante Comissão Geral da Câmara dos Deputados, que o Brasil tem todos os motivos e condições para evitar o rebaixamento da nota da dívida pública brasileira. "Não ter grau de investimento é botar emprego em risco e ninguém quer isso", afirmou, em referência à avaliação do Brasil por agências de classificação de risco.

PUB

Levy disse ainda que neste ano o Brasil persegue um superávit muito pequeno e lembrou que a meta de 2016 é muito modesta em relação às obrigações que o País tem. Ele ressaltou a importância da reforma da Previdência Social e disse que a CPMF é compatível com essa discussão, porque é provisória. "Neste momento em que a atividade desacelerou e as receitas caíram, você garante o equilíbrio da Previdência com uma medida provisória", explicou. Para ele, é necessário discutir questões como mudanças na idade mínima para aposentadoria e no pagamento de auxílio-doença.

Ele defendeu a contribuição e disse que outras alternativas podem ser menos eficientes. "Se aumentar imposto da produção, será que é melhor do que o da atividade financeira?", questionou.

O ministro respondeu às críticas de que está muito focado na questão fiscal e disse que esse é o primeiro passo para a que equipe econômica tome ações estruturais. "É fundamental o Orçamento de 2016 para a economia voltar ao seu curso, para a volta da criação de emprego", completou.

O dirigente da Fazenda antecipou ainda que proporá uma nova lei de execução fiscal, usando melhor o protesto de títulos. "Quando se faz protesto, consegue-se recuperar quase 20% do valor cobrado. Até recentemente só as pequenas dívidas podiam ir a protesto. São essas as ações que vão reformar a nossa dívida", afirmou.

Em meio à discussão levantada pelo deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), que sugeriu o uso da dívida ativa como alternativa ao ajuste fiscal, o ministro criticou os diversos parcelamentos de dívidas abertos pelo governo nos últimos anos. "É verdade que, nos últimos anos, o número de Refis criou incentivo um pouco ruim", disse.

Citando a mineradora Vale, Levy ressaltou que a empresa tem uma boa parte refinanciada, pagando em módicas e numerosas prestações, e tem uma outra parte que está protegida pelo STF. "Temos que fortalecer essa cobrança da dívida ativa", frisou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 6 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 15 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 14 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 15 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

mundo Utah Há 15 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 13 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

justica Violência Há 16 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo Reino Unido Há 10 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 12 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Aliia Nasyrova Há 15 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros