Países europeus criam rankings de visitantes mais ou menos seguros

Fechados para viajantes de fora ao menos até 15 de junho, os 27 membros da União Europeia mais 4 países da zona Schengen (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) ainda não têm planos para receber residentes de fora dessa área

© Shutterstock

Mundo Europa 02/06/20 POR Folhapress

BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - Países europeus que começam a preparar a abertura de fronteiras estão criando rankings de países mais ou menos seguros e determinando restrições para visitantes de locais em que o novo coronavírus representa mais risco.

PUB

Fechados para viajantes de fora ao menos até 15 de junho, os 27 membros da União Europeia mais 4 países da zona Schengen (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) ainda não têm planos para receber residentes de fora dessa área.

Critérios para limitar a entrada de quem venha de locais em que a pandemia não está controlada, como o Brasil, podem ser adotados também quando as fronteiras externas forem reabertas.

No dia 24 de maio, os Estados Unidos proibiram a entrada de não americanos que tenham estado no Brasil nos 14 dias anteriores à viagem.O governo tcheco dividiu os países europeus em três categorias de risco, de acordo com o controle da pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, os residentes tchecos podem ir para Eslováquia, Áustria e Hungria, mas precisam voltar dentro de 48 horas. A partir de 15 de junho, além desses três países, Alemanha, Polônia, Grécia e Croácia serão considerados de baixo risco. Residentes tchecos podem viajar para esse locais sem restrições, e a entrada a partir desses países também está liberada.

No caso de países considerados de risco médio -Itália, Espanha, França, Bélgica e Irlanda-, viajantes precisam comprovar que não estão infectados para entrar na República Tcheca. Os tchecos, porém, podem ir a esses destinos sem restrições.Reino Unido e Suécia foram os dois únicos países classificados como de alto risco. Tchecos que retornam desses países devem apresentar um resultado negativo para o novo coronavírus para ter a entrada permitida.

Na semana passada, a Suécia, que não impôs restrições drásticas à mobilidade durante o combate ao novo coronavírus, também acabou punida na decisão de Dinamarca e Noruega de reabrir suas fronteiras no próximo mês.Os dois países nórdicos afirmaram que, a partir de 15 de junho, vão receber turistas da Escandinávia (e a Dinamarca, também da Alemanha), mas suecos ainda estão proibidos de entrar.Nesta quarta (3), o governo alemão retira as restrições de viagem para outros países europeus, segundo anúncio do Ministério das Relações Exteriores.

A Alemanha passará a fornecer aos viajantes informações detalhadas sobre a situação em cada país, indicando quais regiões devem evitar.

Veja também: Brasil ainda não chegou ao pior da pandemia, diz OMS

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 23 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 21 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Salma Hayek Há 23 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 15 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 18 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 22 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 23 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

esporte La Liga Há 23 Horas

Ancelotti promove surpresa de última hora nos convocados do Real Madrid