Aloysio Nunes cancela encontro com Unasul após Samper defender Dilma

O motivo do cancelamento, segundo Aloysio, foram as manifestações do secretário-geral, na última terça-feira, em defesa da presidente Dilma Rousseff e contra o impeachment

© Agência Brasil

Política Boicote 16/10/15 POR Estadao Conteudo

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), cancelaram a reunião que teriam na quarta-feira, 14, com o secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper.

PUB

O motivo do cancelamento, segundo Aloysio, foram as manifestações do secretário-geral, na última terça-feira, em defesa da presidente Dilma Rousseff e contra o impeachment.

"A declaração dele (Samper) foi inadequada. Ele fez coro com outros presidentes irmãos de fé da presidente Dilma como Cristina Kirchner (Argentina), Ariel Ortega (Nicarágua), Evo Morales (Bolívia), e Nicolás Maduro (Venezuela), sempre repetindo o mesmo mantra, que a preservação do mandato da presidente Dilma contra o impeachment é sinônimo da preservação da democracia e respeito à Constituição no Brasil", disse Aloysio Nunes. "Vêm nos dar lição de democracia quando não abrem a boca pra falar sobre a tirania venezuelana", afirmou o tucano.

Em visita oficial ao Brasil nesta semana e após reunir-se com Dilma, Samper afirmou que o bloco regional é contra o afastamento da presidente e que ela tem legitimidade para terminar o mandato. "A posição de Unasul é muito clara: a presidente pode e deve terminar o seu mandato", disse o secretário-geral, na ocasião. Segundo ele, Dilma é uma "pessoa honesta" e que foi "eleita constitucionalmente".

Ao jornal Valor, Samper afirmou que a entidade acionará uma cláusula democrática caso a presidente seja cassada pelo Congresso Nacional. "Existe uma cláusula democrática que prevê que a Unasul deve intervir para evitar que, de uma maneira brusca, se altere a ordem constitucional".

Aécio Neves também considerou a manifestação de Samper imprópria. Para o presidente nacional do PSDB, se opor ao pedido de impeachment é um desrespeito para com as instituições brasileiras.

"Apostar em um desfecho agride as instituições nacionais, como o Tribunal de Contas, o Tribunal Superior Eleitoral e o Superior Tribunal Federal, que são suficientes para lidar com as crises que o país atravessa."

A reunião dos senadores com Samper havia sido marcada pelo Itamaraty, já que Aloysio Nunes também é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. "Diante dessas declarações, não vemos mais sentido nessa reunião. Ele está de um lado e nós de outro em matéria de liberdade e democracia", disse Aloysio.

A Unasul, foi criada em 2008 para fortalecer as relações políticas, comerciais, culturais e sociais dos 12 países da América do Sul. Com informação do Estadao Conteudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico