Alta menor em Alimentação alivia efeito dos combustíveis

O arrefecimento no ritmo de alta do grupo Alimentação entre a primeira e a segunda leituras de outubro ajudou a abrandar parte do repasse dos reajustes dos combustíveis para o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da segunda leitura de outubro

© DR

Economia IPC 16/10/15 POR Estadao Conteudo

O arrefecimento no ritmo de alta do grupo Alimentação entre a primeira e a segunda leituras de outubro ajudou a abrandar parte do repasse dos reajustes dos combustíveis para o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da segunda leitura de outubro. A avaliação foi feita na manhã desta sexta-feira, 16, pelo coordenador do IPC-S, Paulo Picchetti, da Fundação Getulio Vargas (FGV). "A grande novidade é a desaceleração expressiva de Alimentação", disse.

PUB

A taxa do grupo de alimentos atingiu 0,52% na segunda quadrissemana do mês (últimos 30 dias terminados ontem, 15), após 0,72% na primeira medição. Já o conjunto de preços de Transportes acelerou para 1,17%, na comparação com 0,73% anteriormente, por causa dos impactos dos aumentos nos preços dos combustíveis no fim de setembro. O IPC-S, por sua vez, passou de 0,63% para 0,66%.

"A previsão de 0,66% para o IPC-S do fim do mês está mantida. O índice deu aquele salto na primeira quadrissemana (para 0,63% ante 0,42%) e disse que era cedo para revisar a projeção, pois parte do resultado tinha sido por causa de alimentos. Tinha alguma esperança e, de fato, o grupo Alimentação ajudou", explicou Picchetti. Segundo ele, os combustíveis e energia elétrica serão fatores de pressão de alta no IPC-S este mês, enquanto os alimentos podem seguir abrandando o índice.

Na classe de despesa de alimentos, o abrandamento da taxa veio principalmente dos segmentos de hortaliças e legumes (queda de 5,22% para recuo de 8,60%), frutas (de 2,24% para 1,50%) e carnes bovinas (de 1,90% para 1,54%), segundo o economista.

"Está terminando o período de entressafra (carnes)", afirmou. Conforme ele, as pesquisas mais recentes (de ponta) mostram que os preços de alguns itens alimentícios estão aumentando a queda, enquanto aqueles que estão subindo estão reduzindo o ritmo de elevação. "Há vários que estão caindo na ponta ou tendo clara desaceleração da alta. Neste sentido, é possível entender o índice de difusão do IPC-S", disse. O indicador de difusão - que apura o quanto a alta dos preços está espalhada - atingiu 67,06% na segunda leitura do mês, após 71,76% na primeira.

Combustíveis

Já o reajuste de 6% no preço da gasolina nas refinarias no fim de setembro deve continuar pressionando o IPC-S. Entre a primeira e a segunda medições de outubro, a variação da gasolina passou de 0,68% para 1,71%, enquanto a do etanol foi mais além: saltou de 1,55% para 4,05%. "Esses itens devem elevar a pressão. Não devem ajudar o IPC-S, com certeza", disse, adiantando que a gasolina já está subindo 4,5% nas pesquisas de ponta e o etanol segue na faixa de 4,00%.

Além da influência do combustível, Picchetti disse que a energia mais cara também seguirá empurrando o IPC-S para cima nas próximas leituras. Na segunda quadrissemana, o item mostrou elevação de 0,70% e já está avançando acima dessa marca nos levantamentos atuais, disse Picchetti. Já gás de botijão, cuja variação foi de 11,35% na segunda quadrissemana, deve ajudar a abrandar o IPCS, completou o economista.

Câmbio

Os efeitos da depreciação cambial sobre a inflação medida pelo IPC-S continuam discretos e inclusive há produtos que passaram a registrar queda, de acordo com Picchetti.

Ele citou como exemplo a categoria de geladeira e freezer, que apresentou declínio de 0,92% na segunda leitura de outubro, e a de aparelho de TV, com recuo de 1,19%. "Há sinais de novas quedas", afirmou. Por outro lado, o pão francês segue em alta, mas o ritmo diminuiu, ao passar de 1,58% na primeira leitura para 1,23% na segunda quadrissemana. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

economia DESENROLA-BRASIL Há 4 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 19 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

esporte FUTEBOL-RACISMO Há 21 Horas

Vini Jr. cobra liga espanhola após novo caso de racismo