Meteoro é visto no céu do Rio de Janeiro

O monitoramento de bólidos (meteoros) nos céus do Brasil é realizado pela Exoss Citizen Science

© DR

Brasil Fenômeno 16/10/15 POR Notícias ao Minuto

Um fenômeno incomum cruzou o céu do Rio de Janeiro na madrugada desta sexta-feira (16). Alguns cariocas descreveram como "um clarão azul", "uma bola em chamas' ou "uma explosão"'.

PUB

O iG conversou com o pesquisador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marcelo De Cicco, ele é astrônomo e coordena o Exoss Citizen Science: Marcelo explicou que a forte luz que cortou o estado e durou poucos segundos era um meteoro.

O monitoramento de bólidos (meteoros) nos céus do Brasil é realizado pela Exoss Citizen Science. De Cicco relatou que mexia nas câmeras em sua base em Petrópolis, na Região Serrana, quando começou o fenômeno. "Foi por volta das 2h da manhã e eu estava fazendo ajustes na câmera quando o céu começou a iluminar e na hora percebi que era um bólido", explicou.

A reportagem refere que segundo a organização, às 01h59 o grande meteoro cruzou o oceano em direção ao estado do Rio de Janeiro e seu clarão no céu foi percebido em diversos estados da região sudeste do país.

Se você registrou este momento, pode compartilhar as fotos ou vídeos no site  www.press.exoss.org e escrever o seu relato. "Pedimos que as pessoas enviem as imagens para analisarmos a trajetória e sabermos de onde veio. Nossa rede é participativa, será de um valor enorme", disse o astrônomo.

Ainda de acordo com a publicação, um corpo técnico da organização irá analisar o fenômeno nos próximos dias, mas os dados preliminares indicam um brilho intenso, bem maior que a lua cheia e uma trajetória superior a 150km sobre os céus do litoral sudeste do país. A passagem do meteoro durou apenas 5 segundos até que ele se desintegrou sobre a atmosfera terrestre.

A reportagem também destaca que ainda não é possível saber o tamanho do meteoro ou deteminar se ele atingiu a terra. "Um corpo desse, dando um chute, teria em torno de 5 a 10 quilos, não é algo grandioso. Com a velocidade, causa este impacto luminoso e pode atingir de 50 mil a 80 mil km/hora", explicou De Cicco.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)