Europa abre investigação sobre concorrência da Apple em música e livros

As regras impostas pela empresa americana estariam distorcendo a competição em streaming

© .

Tech Negócios 16/06/20 POR Folhapress

BRUXELAS, BÉLGICA (FOLHAPRESS) - A Comissão Europeia abriu investigações formais para avaliar infrações da Apple às regras de concorrência da União Europeia, após queixas do Spotify (app de música) e do Kobo (distribuidor de audiolivros da japonesa Rakuten).

PUB

Segundo as companhias, que competem com serviços semelhantes da Apple, as regras impostas pela empresa americana distorcem a competição em streaming de duas formas: ao obrigar o uso de seu sistema de compra e ao restringir a possibilidade de desenvolvedores informarem alternativas de compra mais baratas aos usuários de iPhone e iPad.

A Comissão investiga se essas regras foram aplicadas a todos os apps que competem com os aplicativos e serviços da Apple, como o serviço de streaming de música Apple Música ou a Apple Books, no Espaço Econômico Europeu (os 27 membros da União Europeia, mais Islândia e Noruega).

A vice-presidente-executiva Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência no bloco, afirmou que há indícios de que a empresa americana esteja interferindo na distribuição de aplicativos e conteúdo para usuários de seus dispositivos, como iPhones e iPads.

Segundo a Comissão, ao obrigar o uso do sistema de compras IAP para a distribuição de conteúdo digital, a Apple garante o pagamento da comissão de 30% sobre todas as assinaturas feitas pelo sistema.

A obrigatoriedade também daria à empresa controle sobre o relacionamento de seus concorrentes com os clientes, tirando deles dados sobre seus consumidores e ganhando acesso a dados sobre as atividades e ofertas de seus concorrentes.

Paralelamente, a Comissão Europeia abriu também nesta terça (16) uma investigação antitruste formal sobre as regras do Apple Pay.

A Comissão vai analisar três aspectos: 1) os termos e condições para integrar o Apple Pay em aplicativos e sites comerciais em iPhones e iPads, 2) a limitação de acesso de iPhones à funcionalidade NFC (pagamento por aproximação, ou "near field communication") para pagamentos em lojas e 3) supostas recusas de acesso ao Apple Pay.

Segundo Vestager, restringir a tecnologia de pagamento por aproximação de iPhones ao Apple Pay poderia "negar aos consumidores os benefícios das novas tecnologias de pagamento, incluindo melhor escolha, qualidade, inovação e preços competitivos".

Se comprovadas, as práticas sob investigação violam as regras de concorrência da UE em acordos anticoncorrenciais entre empresas e acordos para prevenir abuso econômico de companhias que lideram o mercado.

Estes são os dois primeiros casos antitruste abertos por Vestager contra a Apple. A Comissão já impôs mais de 8 bilhões de euros (cerca de R$ 46,5 bi) em multas antitruste ao Google e atualmente investiga também a Amazon.

A União Europeia tem apertados a regulação sobre as gigantes de tecnologia, as chamadas bigtechs, em questões como transparência na difusão de fake news, atuação no desenvolvimento de aplicativos e pagamento de tributos.

Na França, a Apple foi multada em 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,8 bilhões) em março, sob acusação de restringir ilegalmente a maneira como os atacadistas vendem seus produtos. A empresa enfrenta investigações de concorrência abusiva pelo Departamento de Justiça e a Comissão Federal de Comércio dos EUA.

A Comissão informou a Apple e as autoridades da concorrência de seus membros sobre o início do processo, que não tem prazo legal para terminar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico