Mesmo com o futebol paralisado, clubes buscam reforço na pandemia

A bola não rola e o calendário de 2020 ainda está indefinido, mas o mercado segue em andamento

© DR

Esporte Retorno 20/06/20 POR Estadao Conteudo

Embora o futebol brasileiro esteja paralisado desde março por causa da pandemia do novo coronavírus, os clubes brasileiros não interromperam a busca por negociações com jogadores neste período. A bola não rola e o calendário de 2020 ainda está indefinido, mas o mercado segue em andamento. A principal contratação no futebol paulista foi anunciada na última quarta-feira: o atacante Jô acertou seu retorno ao Corinthians, com vínculo válido até o fim de 2023.

PUB

A repatriação de Jô não foi a única negociação do Corinthians. O atacante Alex Teixeira tem sua situação monitorada pelo clube - o contrato dele com o Jiangsu Suning, da China, se encerra no fim deste ano. Além disso, o zagueiro Léo Santos renovou até 2023. Por outro lado, o time alvinegro rescindiu de forma amigável com Vagner Love, que tinha vínculo até o fim desta temporada e deve voltar ao futebol estrangeiro. O meia Pedrinho é outro que não defenderá mais o clube do Parque São Jorge porque foi vendido ao Benfica, de Portugal, ainda antes da paralisação.

No Palmeiras, a diretoria está de olho na Suíça, onde o futebol já foi retomado. O atacante Arthur Cabral está emprestado ao Basel e pode ser comprado por 4,5 milhões de euros. Isso porque há uma cláusula de compra obrigatória caso o jogador faça 12 gols em sua primeira temporada pelo Basel, e ele está a apenas um de bater a meta. O jogador está emprestado até o fim de junho e terá mais três jogos pela frente.

O Palmeiras tem 50% dos direitos econômicos de Arthur Cabral, enquanto a outra metade pertence ao Ceará, seu ex-clube. Contratado no fim de 2018 pelo time alviverde, o atacante recebeu poucas oportunidades: foram apenas seis jogos e um gol marcado.

O Palmeiras não reforçou o elenco até agora, mas aproveitou a paralisação para realizar uma mudança em sua comissão técnica: o preparador de goleiros Rogério Godoy, ex-Grêmio, foi contratado para o lugar de Oscar Rodriguez, demitido.

No Santos, uma punição da Fifa impede o registro de novos jogadores. O motivo da penalidade é a dívida de 2,5 milhões de euros que o clube alvinegro tem com o Hamburgo, da Alemanha, pela contratação do zagueiro Cleber Reis ainda em 2017. Com isso, a principal movimentação nos bastidores foi a renovação de contrato do zagueiro Lucas Veríssimo até o fim de 2024. Durante a paralisação, o Santos liberou o meia Evandro, que tinha contrato apenas até o fim de junho.

O São Paulo também não anunciou reforços nos últimos meses. A notícia que mais agitou o departamento de futebol do clube foi o possível interesse do Real Madrid no meia Igor Gomes. O jornal "As" publicou no fim de março que o clube espanhol monitora a situação do jogador de 21 anos e o chamou de "novo Kaká".

Outros Estados

Fora do futebol paulista, algumas negociações agitaram os bastidores dos clubes em meio à pandemia. O Fluminense, por exemplo, acertou a volta do atacante Fred após quatro anos. O jogador assinou até julho de 2022 e retorna ao time carioca depois de ter se desligado do Cruzeiro, que vive grave crise financeira.

Já o Atlético-MG é o time que mais tem se movimentado nos últimos meses no Brasil. O clube alvinegro contratou o zagueiro Bueno, emprestado pelo Kashima Antlers, do Japão; o volante Léo Sena, ex-Goiás; o também volante Alan Franco, ex-Independiente Del Valle, do Equador; e o atacante Marrony, ex-Vasco. O clube mineiro já anunciou a chegada do atacante Keno, que estava no Pyramids, do Egito.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula