Zanardi passa por neurocirurgia e permanece em estado grave

Zanardi, que perdeu as duas pernas em um acidente de carro de corrida há quase 20 anos, está ligado a um respirador e tem fluxo sanguíneo "estável", enquanto seu estado neurológico "permanece sério"

© DR

Esporte Acidente 20/06/20 POR Estadao Conteudo

Alessandro Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1 que se tornou campeão paralímpico, permanece entubado, respirando com ajuda de aparelhos e em estado grave após sofrer um acidente nesta sexta-feira, quando participava de uma competição em Pienza, na província de Siena.

PUB

Zanardi, que perdeu as duas pernas em um acidente de carro de corrida há quase 20 anos, está ligado a um respirador e tem fluxo sanguíneo "estável", enquanto seu estado neurológico "permanece sério", comunicou por meio de um boletim médico o hospital Santa Maria alle Scotte de Siena.

No final de sexta-feira, o hospital informou que Zanardi foi submetido a "uma delicada operação de neurocirurgia" devido a um "trauma craniano grave". A operação durou cerca de três horas, após as quais o paratleta foi transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI).

"A condição de Alex Zanardi é séria, mas estável", disse o médico Giuseppe Olivieri, neurocirurgião responsável por operar o italiano, em declarações à porta do hospital. "Ele chegou aqui com um grande trauma craniano facial, o rosto esmagado e um osso frontal profundamente fraturado", explicou.

Olivieri afirmou que a opção pela cirurgia se deu porque a equipe médica estava convicta de que "valia a pena tentar salvá-lo". O médico disse que não consegue prever o prognóstico de amanhã ou daqui 15 dias e que "os números são bons, embora continue sendo uma situação muito séria."

"Não veremos qual é o seu estado neurológico até que ele acorde - se ele acordar. Condição grave significa que é uma situação em que alguém pode morrer. A melhoria leva tempo nesses casos. As mudanças para pior podem ser repentinas", ressaltou Olivieri, que acrescentou que a ideia é tentar manter o paciente estabilizado nos próximos dias. "O próximo passo é tentar estabilizá-lo durante a próxima semana ou 10 dias. Então, se as coisas correrem bem, ele poderá ser acordado e reavaliado", completou.

Zanardi foi transportado de helicóptero para o hospital após ser atingido por um veículo de grande porte na cidade toscana de Pienza durante uma corrida de revezamento na sexta-feira.

O ex-piloto de Fórmula 1 competia em uma etapa do revezamento do Objetivo Tricolor, uma competição que reúne atletas paralímpicos em bicicletas de mão, triciclos ou cadeiras de rodas. O acidente ocorreu no quilômetro 146 da rodovia entre Pienza e San Quirico d’Orci.

Segundo as primeiras informações da imprensa italiana, Zanardi teria perdido o controle da sua bicicleta de mão em uma descida, numa curva, indo para a pista oposta. Na contramão, ele se chocou com um caminhão. Um vídeo divulgado pela emissora Tgr Rai Toscana mostra o que aparentemente era o equipamento de Zanardi tombado de lado na beira da estrada, parcialmente destruído.

Zanardi, duas vezes campeão na Cart, soma quatro medalhas de ouro paralímpicas. Ele competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994, depois indo para o automobilismo norte-americano, onde foi campeão na Cart em 1997 e 1998, regressando no ano seguinte para a F-1.

Em 2001, um grave acidente em corrida da Cart na Alemanha o fez perder as duas pernas. O italiano ainda seguiria envolvido no automobilismo, mas aos poucos passou a se concentrar no esporte paralímpico. E faturou dois ouros em Londres-2012 e outros dois no Rio-2016. Nesse momento, se preparava para disputar, em novembro, a prova do Campeonato Italiano de GT, pela BMW.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida