Weintraub deixou lista com olavistas para conselho de educação

Weintraub enviou a lista para homologação da Casa Civil um dia antes de ser demitido

© Getty

Política EDUCAÇÃO-CONSELHO 23/06/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Antes de ser demitido do Ministério da Educação, Abraham Weintraub encaminhou à Casa Civil uma lista com doze nomes para compor o Conselho Nacional de Educação (CNE). Entre os indicados, a maioria é ligada ao ideólogo Olavo de Carvalho ou atua como empresário do setor educacional.

PUB

Weintraub enviou a lista para homologação da Casa Civil um dia antes de ser demitido. Interlocutores do MEC afirmam que, assim como a revogação da portaria que estipulava cotas na pós-graduação, o encaminhamento da lista era tratada pelo ex-ministro como uma forma de manter seu posicionamento nas políticas educacionais do país.

Veja também: Weintraub ressalta ajuda de 'dezenas de pessoas' para chegar aos EUA

A lista foi elaborada com indicações feitas por Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC e que assumiu o cargo após indicação de Carvalho, e Ilona Becskeházy, secretária de Educação Básica. Ambos foram cotados para substituir Weintraub.

O CNE é responsável pela normatização das políticas educacionais da área. Foi o conselho quem emitiu, por exemplo, o parecer orientando e autorizando aulas a distância durante a pandemia do coronavírus. Entidades e educadores temem que a Casa Civil confirme os nomes indicados por Weintraub já que, além do posicionamento conservador, a maioria não tem nenhuma experiência em política ou gestão educacional.

Neste ano, o órgão, que tem autonomia em relação ao ministério, passa por renovação já que 12 de seus 24 membros terão o mandato vencido. Entre os que estão no fim do mandato, sete são da Câmara de Educação Básica e cinco, da Câmara de Ensino Superior.

Para a Câmara de Educação Básica, foram indicadas pessoas que já trabalharam para elaborar a Política Nacional de Alfabetização (PNA) de Nadalim. Como Fernando César Capovilla, professor de Psicologia da USP, e Augusto Buchweitz, professor da Escola de Ciências da Saúde da PUC-RS.

Os dois são defensores do método fônico na alfabetização e bastante críticos a qualquer outra metodologia. Buchweitz, por exemplo, já escreveu que o "construtivismo é a homeopatia da educação. O chá de pêssego da alfabetização por hipóteses".Também foi indicado o nome do advogado William Ferreira da Cunha, que é assessor de Nadalim na secretaria.

A lista traz ainda nomes sem atuação na educação básica, mas com forte ligação ao ideólogo Olavo de Carvalho. Um dele é o historiador Gabriel Giannattasio, livre docente da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que em 2018 lançou um projeto de extensão intitulado "UEL, a casa da tolerância" e montou um dossiê com denúncias do que considerava "censura ideológica" na instituição.

Em abril de 2018, Giannattasio promoveu uma série de debates dentro do projeto para discutir "arte e política, defesa da vida, ideologia de gênero, Escola sem Partido, cultura e universidade". Olavo de Carvalho e Carlos Nadalim estavam entre os convidados para o debate.

O advogado paranaenses Tiago Tondinelli, que foi aluno de Carvalho e ocupou o cargo de chefe de gabinete do ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez, também está entre os indicados.Há ainda o nome de Evandro Faustino, diretor do Centro Educacional Volare, ligado a um colégio católico de São Roque, no interior de São Paulo, e de Amábile Pácios, ex-presidente da Fenep (Federação Nacional de Escolas Particulares) e dona de um colégio em Brasília.

Para a Câmara de Educação Superior, foram indicados dois donos de faculdades. Um dele é o empresário Antônio Veronezi, um dos controladores da Unisa (Universidade de Santo Amaro) e que se tornou um dos principais interlocutores de entidades do ensino superior com Weintraub.

Outro indicado é o ex-senador Wilson de Matos Silva (PSDB/PR), dono do Centro Universitário Cesumar, em Maringá. A lista também conta com defensores da educação a distância, como o físico Luis Henrique Amaral, que trabalha na área de EAD e tecnologia da informação.Dois indicados para a Câmara de Ensino Superior também são da ala ideológica: Ricardo Costa e Jean Marie Lambert.

Costa trabalhou como assessor especial do ex-ministro Vélez e é professor da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e estudioso da idade média. Costa é admirador de Olavo de Carvalho e integrou o grupo DPL (Docentes pela Liberdade), organização de professores conservadores de universidades públicas e privadas.

Já Lambert ganhou apoio após entrar com uma ação na Justiça pedindo o direito de ministrar um curso de extensão sobre "ideologia de gênero" na PUC-GO. Ele alegava ter sido impedido de lecionar o curso em 2015 e, em 2018 após de aposentar, queria que a universidade cedesse espaço para que desse aulas sobre o tema. A Justiça negou o pedido.

Segundo decreto de 1999, ao menos metade das indicações para compor o CNE deve ocorrer por recomendação de uma lista de nomes apresentada por entidades da área, mas cabe ao MEC definir quais serão as organizações. O ministro da Educação seleciona os candidatos e apresenta os nomes ao presidente, que é responsável por nomeá-los.

Interlocutores do MEC disseram que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode não aceitar integralmente a lista preparada por Weintraub, mas que parte dos nomes selecionados deve ser acatada.

Procurada, a Casa Civil informou que quem responde pelo assunto é o MEC, que, por sua vez, não respondeu aos questionamentos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 19 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 20 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 20 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 18 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 20 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 21 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 17 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 15 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 11 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 19 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida