Brasil: 'salto' nos novos casos da covid-19 nas últimas 24h, diz OMS

Segundo a OMS, o País tem ainda poucos testes proporcionalmente à população, o que sugere que o total de casos da covid-19 é provavelmente subestimado.

© Reuters

Brasil OMS 22/06/20 POR Estadao Conteudo

O diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta segunda-feira, 22, que o Brasil teve um "salto" nos novos casos da doença nas últimas 24 horas já reportadas, segundo avaliação realizada em trabalho conjunto com seu braço regional, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Ryan afirmou que o padrão recente geral no País tem sido e "estabilidade" na pandemia, mas notou que os números mais recentes devem ser analisados com cuidado.

PUB

A autoridade lembrou que o Brasil superou 1 milhão de novos casos da doença, além de registrar recentemente o recorde de casos diários, com 54 mil deles. O próprio Ryan comentou, contudo, que isso pode refletir questões de momentos do registro da doença e burocráticas.

Além disso, afirmou que o País tem ainda poucos testes proporcionalmente à população, com proporção alta de casos positivos. "Isso sugere que o total de casos da covid-19 é provavelmente subestimado" em território brasileiro, alertou.

Ryan também disse que tem havido crescimento nos casos da covid-19 em vários outros países da América Latina, citando como exemplos Chile e Argentina, entre outros.

Sobre o quadro global, ele considerou que o recorde recente de casos diários reportados à OMS tem a ver com o fato de que a pandemia acelera em países com grande população. "O vírus está bem estabelecido em nível global", afirmou. Em parte esse avanço ocorre por haver mais testes, mas ao mesmo tempo continuam a aumentar as hospitalizações e as mortes, portanto os testes são apenas parte da resposta, explicou.

Além disso, o relaxamento de restrições recentes à população aumentou os casos da covid-19 em várias nações, disse Ryan, o que já era esperado pela entidade. Ele lembrou que isso ocorreu recentemente em vários Estados americanos, por exemplo. De qualquer modo, a questão agora é reforçar as medidas para descobrir e isolar os casos e evitar que novos focos da doença se disseminem mais e voltem a causar mais problemas, disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Iraque Há 2 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama A Grande Conquista 2 Há 2 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

mundo Guangzhou Há 2 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

mundo Posição de Lótus Há 4 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

politica Arthur Lira Há 3 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 5 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 5 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Casais famosos Há 22 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Baby Reindeer Há 22 Horas

Conheça Richard Gadd, o ator da série que está dando o que falar

lifestyle Signos Há 5 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos