EUA esperam solução em breve sobre reabertura de fronteiras com Europa

Desde 17 de março passado que a UE encerrou as suas fronteiras externas a todas as viagens "não indispensáveis", no quadro dos esforços para conter a propagação da covid-19.

© DR

Mundo Fronteiras 24/06/20 POR Notícias ao Minuto

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos afirmou hoje esperar uma solução "nas próximas semanas" sobre a reabertura das fronteiras com a Europa, fechadas desde meados de março devido ao novo coronavírus, sem explicar, porém, qualquer compromisso específico. "Tenho esperança de que iremos encontrar uma solução nas próximas semanas", declarou o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, numa conferência de imprensa em Washington.

PUB

"Estamos trabalhando com países de todo o mundo, incluindo com os nossos amigos na Europa e na própria União Europeia (UE), para determinar de que forma as viagens internacionais podem ser novamente autorizadas em segurança", indicou o representante da administração americana, afirmando ser "importante para os Estados Unidos que os europeus possam regressar" e vice-versa.

E reforçou: "Estamos procurando encontrar a forma certa de o fazer, o momento certo, as soluções certas. Não queremos que a chegada de viajantes coloque em risco os Estados Unidos, tal como seguramente não queremos causar problemas em outros lugares".

Os Estados Unidos são atualmente o país com mais mortos associados à doença covid-19 (121.225) e mais casos de infecção pelo novo coronavírus confirmados (mais de 2,3 milhões).

Fontes europeias indicaram à Lusa que os Estados-membros da UE discutiram hoje a reabertura das fronteiras externas e os critérios para determinar que países terceiros serão autorizados a retomar as ligações à Europa, afirmando, no entanto, que a reunião desta quarta-feira foi inconclusiva.

Depois de a Comissão Europeia ter proposto, em 11 de junho, o levantamento gradual e parcial das restrições de viagens para a UE a partir de 01 de julho - uma vez reabertas as fronteiras internas -, a questão das fronteiras externas está agora sendo discutida entre os 27.

Um porta-voz do executivo comunitário sublinhou à Lusa que a recomendação da Comissão aos 27 é que "cheguem a acordo sobre uma lista dos países" aos quais seja novamente dada autorização para viagens "não indispensáveis".

Desde 17 de março passado que a UE encerrou as suas fronteiras externas a todas as viagens "não indispensáveis", no quadro dos esforços para conter a propagação da covid-19.

As fontes contactadas pela Lusa não quiseram confirmar a notícia divulgada na terça-feira pelo jornal americano The New York Times, segundo a qual uma lista provisória que circula entre os 27 inclui os Estados Unidos na lista de países aos quais ainda não será concedida autorização para viajar para a UE, dada a sua situação epidemiológica, o mesmo ocorrendo com o Brasil, outro país ainda com um elevado e crescente número de casos de infecção por covid-19.

A 13 de março, o Presidente Donald Trump proibiu a entrada nos EUA a viajantes procedentes da maioria dos países europeus, numa tentativa de travar a propagação da pandemia da doença covid-19. Medida que também aplicou aos viajantes provenientes da China, Irã, Brasil, México e Canadá.

A decisão relativa à Europa foi tomada por um período indefinido e, até ao momento, a administração americana não deu qualquer indicação sobre uma possível data para a reabertura de fronteiras.

Por seu lado, vários líderes europeus têm afirmado nas últimas semanas que a reabertura terá de ser feita com base numa reciprocidade.

Transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China, a doença covid-19 já provocou mais de 477 mil mortos e infectou mais de 9,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência France Presse (AFP).

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 17 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 15 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 19 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 16 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 18 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 16 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 18 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes