Mestre do Sabor inicia fase mata-mata com dez chefs na disputa

O reality show entrou na fase mata-mata, e Leo Paixão promete desafios mais surpreendentes

© Reprodução

Fama Reality Show 25/06/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após uma disputa acirrada na fase Na Pressão, o Mestre do Sabor (Globo) entra nesta quinta-feira (25) na terceira etapa do programa, chamada Duelos, mata-mata em que os cozinheiros serão divididos em cinco duplas, o vitorioso segue na competição. Dez chefs ainda continuam na disputa pelo prêmio de R$ 250 mil.

PUB

Apesar de atritos internos na equipe, o chef mineiro Leo Paixão mantém a mesma formação dos chefs que iniciaram a competição no fim de abril -Álvaro Gasparetto, Ana Zambelli, Bruno Hoffmann, Lydia Gonzalez, Moacir Santana e Serginho Jucá. O segredo, segundo Paixão, veio de sua mudança de postura, em comparação à primeira temporada -na qual ele teve metade de seu time eliminado já na primeira fase de grupos.

"Tive uma postura muito diferente na primeira temporada", explica o chef. "Deixava os participantes muito soltos para escolher o que queriam fazer. Quando tem muita gente boa nos times, muitos chefs premiados, há muita gente mandando. E então, as coisas não fluem. É necessário ter uma liderança."

Paixão conta que adotou a postura de acompanhar mais de perto o trabalho de seu time. Apesar de não colocar a mão na massa efetivamente, ele orienta constantemente o grupo, e conta que teve uma conversa com eles no início do programa para alinhar as expectativas e como seria a dinâmica entre eles. Ele, que também tem um restaurante que mescla a culinária mineira com a francesa em Belo Horizonte, diz que aprendeu macetes como "abusar da panela de pressão" e "pegar atalhos para fazer molhos".

"Uma coisa que a gente fez muito é trazer a gente para a realidade. Começar a montar o prato antes etc. Tentei também dar muita ênfase na entrada de frios, pratos de fruto do mar. E na sobremesa: conversei muito que tínhamos que arrasar, procurar sempre fazer bolos e tortas cremosas", diz.

"Foi bom também porque eles se entregaram e uniram muito como um time -apesar de um ou outro 'piti'", acrescenta o chef. Lydia Gonzalez e Serginho Jucá, do time de Leo Paixão, tiveram um desentendimento durante uma das provas e, para evitar novo conflito, os dois não trabalharam juntos no último programa.

Se Paixão celebra o bom desempenho de sua equipe nestas duas primeiras fases, os chefs Kátia Barbosa e Rafael Costa e Silva não podem dizer o mesmo. Barbosa ainda tem três chefs na disputa -Dário Costa, Francisco Pinheiro e Júnior Marinho, enquanto Costa e Silva, que substitui o chef português José Avillez -que retornou a Portugal para ajudar os compatriotas no combate à Covid-19-, tem só a chef Gi Nacarato.

O reality show gastronômico apresentado por Claude Troisgros e Batista, com Monique Alfradique na cobertura dos bastidores, estreou sua 2ª temporada com 18 chefes no fim de março, em meio à pandemia do novo coronavírus, que causou a suspensão de diversas atrações. Seu episódio de estreia teve 15 pontos de audiência e 29% de participação no PNT.

Ao todo são sete fases: Prato de Entrada, Na Pressão, Duelos, Repescagem, Na Peneira, semifinal e final. Dessas, apenas a final não havia sido gravada antes da interrupção total das gravações. No início da pandemia, as gravações continuaram, mas sem a presença da plateia. A final do programa gastronômico está prevista para o dia 23 de julho e será ao vivo.

"A plateia dá mais emoção para a gente, ali na hora, do que para o público. Ela serve mais quando estamos gravando", diz Paixão. Ele afirma, porém, que a equipe de produção do programa fez um esforço para suprir a plateia, acompanhando os momentos de tensão e ovacionando as decisões.

De maneira geral, Paixão avalia a nova temporada bastante positiva. "Achei, conceitualmente, muito mais legal ter menos competidores nesta temporada, porque dá para explorar melhor cada um deles, e eliminar menos. Isso melhorou ainda mais a carga de emoção e dinamismo", avalia. "É complexo. Há câmeras ligadas ali, e a produção tem que escolher a história que vai contar. Toda a alma do programa está na edição e a edição tem melhorado a cada dia."

O chef mineiro revela, ainda, que muitos competidores que deixaram a disputa eram grandes apostas dos mestres, como a paulista Jackie Watanabea. "Muita gente muito boa que já saiu."

Apesar de achar que os pratos mantêm a mesma qualidade do que os elaborados na primeira temporada do reality, o chef diz acreditar que eles têm sido "mais interessantes", por causa dos desafios mais engenhosos. E o feedback do público, segundo ele, está sendo bastante positivo: na última quinta-feira, no encerramento da segunda etapa, o reality teve recorde de audiência no PNT, com 17 pontos.

"As pessoas têm comentado muito sobre a melhora do programa. Estou bem satisfeito, e acho que estamos tendo um resultado bem legal." Daqui para a frente, ele já adianta o que se deve esperar: "Muita emoção, muita criatividade, e desafios bacanas, que surpreenderão ainda mais."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico