Campos Neto diz que meta de inflação não foi abandonada

Campos Neto acrescentou que o BC tem instrumentos e que ainda há espaço para a política monetária por meio da taxa básica de juros, a Selic.

© DR

Economia meta de inflação 25/06/20 POR Notícias ao Minuto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou hoje (25) que “de forma alguma” a meta de inflação está sendo abandonada. Campos Neto apresentou o Relatório de Inflação em entrevista coletiva virtual.

PUB

“A mensagem, de forma alguma, é que a meta está sendo abandonada ou que o Banco Central está passando a olhar a meta de uma forma diferente”, disse.

Campos Neto acrescentou que o BC tem instrumentos e que ainda há espaço para a política monetária por meio da taxa básica de juros, a Selic. “Temos instrumentos e olhamos esses instrumentos em ordem de prioridade. Acreditamos que a política monetária ainda tem espaço”, disse.

O BC já reduziu a taxa básica de juros em oito reuniões seguidas. O último corte ocorreu na semana passada de 0,75 ponto percentual para 2,25% ao ano.

Campos Neto destacou que a política monetária está estimulativa. Ele acrescentou que diferentemente da avaliação do Comitê de Política Monetária (Copom), em maio, agora o viés do BC é mais otimista em relação à atividade econômica.

Ele mencionou que há atualmente movimentos em direções opostas: medidas de isolamento levando as pessoas a fazem poupança como precaução e programas de estímulo à economia. “Isso gera uma pequena assimetria. A gente procurou colocar na mensagem os dois lados, falamos sobre o balanço de risco e a assimetria”, disse.

No Relatório de Inflação divulgado hoje, o BC prevê que a economia deve apresentar queda de 6,4% neste ano. As projeções para a inflação em quatro cenários diferentes para este ano variam de 1,9%, a 2,4%. Para 2021, de 3% a 3,2% e para 2022, de 3,2% a 3,6%.

Para 2020, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu meta de inflação de 4%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não poderá superar 5,5% neste ano nem ficar abaixo de 2,5% para ficar dentro da meta. Para 2021, a meta foi fixada em 3,75%, também com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Campos Neto destacou que mesmo com a previsão de queda da economia este ano, o crédito deve crescer puxado pela demanda das empresas.

Segundo ele, isso acontece porque o BC anunciou medidas para estimular a expansão do crédito em meio à crise. “Obviamente que em um momento de disrupção tão grande como esse a demanda de crédito sobe muito mais do que o sistema financeiro consegue oferecer mesmo com as medidas do Banco Central”, disse. Campos Neto acrescentou que as médias e pequenas têm uma demanda extraordinária no momento, acima da capacidade de atendimento pelos bancos, e que o BC adotou recentemente medidas específicas para esse segmento.

Sobre o câmbio, o presidente do BC reforçou que é flutuante, com cotação definida pelo mercado. Segundo ele, a atuação do BC tem o objetivo de suprir falta de liquidez (recursos disponíveis) e garantir funcionalidade. “Nossa forma de intervir não é para ter nenhuma banda de câmbio, nenhuma faixa de câmbio, nenhum limite. É mais para suprir os gaps [lacunas] de liquidez e às vezes porque entendemos que existe uma precificação relativa que está disfuncional e que acaba contaminando outros mercados”, disse.

Campos Neto afirmou ainda que o câmbio no Brasil tem sido mais volátil (apresenta fortes oscilações) nas últimas semanas em relação a outros países emergentes. Segundo ele, parte dessa volatilidade é explicada pela maior liquidez do real. Campos Neto citou também que notícias externas têm influenciado a cotação no Brasil.

Com informação: Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula