Igrejas católicas e ortodoxas em SP retomam missas presenciais

De acordo com o protocolo sanitário, as igrejas devem evitar aglomerações e o fiéis devem respeitar o espaço mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. A igreja também fica responsável por oferecer álcool em gel na entrada e saída dos ambientes

© DR

Brasil Flexibilização 28/06/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As igrejas católicas e ortodoxas na cidade de São Paulo poderão retomar a realização de atividades presenciais a partir desta segunda-feira (29) seguindo um protocolo de reabertura gradual, aprovado pela prefeitura do município.

PUB

As normas foram apresentadas na última quarta-feira (24) pela Arquidiocese de São Paulo.

De acordo com o protocolo sanitário, as igrejas devem evitar aglomerações e o fiéis devem respeitar o espaço mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. A igreja também fica responsável por oferecer álcool em gel na entrada e saída dos ambientes e seguir o horário de atendimento ao público previsto pelo Plano São Paulo de reabertura das atividades no estado.

Além disso, os locais também terão que aferir periodicamente a temperatura corporal dos colaboradores e frequentadores e impedir a permanência no ambiente de pessoas que estiverem com temperatura corporal igual ou superior a 37,5°C.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recomenda que fiéis que estejam ou se sintam doentes não frequentem as missas.

Para os frequentadores que são do grupo de risco (idosos ou pessoas com comorbidades), a CNBB sugere que assistam às missas durante a semana, quando há um número menor de pessoas em comparação às cerimônias dominicais.

As igrejas também devem realizar um controle da quantidade de frequentadores durante as missas para que seja possível respeitar o distanciamento social.

No documento em que publicou as regras para retomada das missas, a CNBB pede para que as igrejas fixem, em lugares visíveis, cartazes com orientações sobre as regras de higiene e de distanciamento e para que as comunidades organizem equipes para auxiliar os fiéis no cumprimento das normas.

Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, reforça, em carta direcionada às igrejas, que elas não deixem de transmitir as celebrações em ambiente virtual, prática adotada durante a pandemia, para os que não possam comparecer às cerimônias presenciais consigam acompanhá-las de casa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Anthony Vella Há 2 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

economia DESENROLA-BRASIL Há 4 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 19 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 22 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

esporte FUTEBOL-RACISMO Há 21 Horas

Vini Jr. cobra liga espanhola após novo caso de racismo