Brasil deve adotar estratégia abrangente contra covid-19, diz OMS

A OMS insistiu nesta quarta na necessidade de que todos adotem uma estratégia abrangente, com as várias medidas já sabidas de sucesso no combate ao problema.

© Reuters

Brasil OMS 01/07/20 POR Estadao Conteudo

Diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan afirmou nesta quarta-feira que a pandemia da covid-19 é atualmente "um desafio complexo para o Brasil". Questionado durante entrevista coletiva sobre o quadro no País, ele comentou que o Brasil é "grande e diverso", o que dificulta essa tarefa. De qualquer modo, a OMS insistiu nesta quarta na necessidade de que todos adotem uma estratégia abrangente, com as várias medidas já sabidas de sucesso no combate ao problema.

PUB

Ryan disse que o Brasil deve se concentrar em passos como reduzir a mortalidade, suprimir a transmissão da doença. Além disso, os governos devem "enviar a melhor informação" aos cidadãos sobre o problema, afirmou, sem entrar em detalhes.

Falando sobre o quadro mais geral das nações, a líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove, ressaltou a importância de usar todos os instrumentos à disposição. Segundo ela, mesmo países com problemas em momentos anteriores conseguiram reagir. "Não é tarde para usar essa abordagem abrangente", defendeu.

Ao mesmo tempo, Kerkhove admitiu que nações com problemas e descontrole nas transmissões podem ter de apelar novamente a lockdowns, o que ela disse esperar que não seja mais necessário.

Vacina

O diretor executivo da Organização Mundial de Saúde voltou a advertir ainda que o sucesso na busca por uma vacina contra a covid-19 não é algo garantido. Em meio ao otimismo com relatos de avanços em alguns dos testes, Ryan ponderou: "Isso não é algo dado, há muito trabalho duro a ser feito."

Durante entrevista coletiva da entidade, Ryan foi questionado se uma eventual vacina para o novo coronavírus poderia servir contra cepas do vírus influenza.

Ele disse que no momento também não é possível saber isso. "Esperamos que vacina em desenvolvimento funcione contra essa cepa do vírus e ainda está por ser visto se ela fornece qualquer proteção extra", comentou.

Reaberturas

Maria Van Kerkhove afirmou também que "revezes" no controle da covid-19 são esperados, no processo de reabertura econômica dos países. Segundo ela, o mais importante é que, quando surgem focos da doença, eles sejam combatidos rapidamente, de modo agressivo, para conter as cadeias de transmissão.

Durante entrevista coletiva, Kerkhove voltou a insistir na adoção de medidas como distanciamento físico a todo tempo de ao menos 1 metro, higiene das mãos e que as pessoas que não se sentem bem fiquem em casa. Em sua coletiva, a OMS insistiu na importância da adoção de um conjunto de medidas já comprovadas para controlar o quadro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 8 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 17 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 16 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 16 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 14 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Utah Há 17 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

justica Violência Há 17 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

mundo Reino Unido Há 12 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 13 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 15 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe