Pandemia pode criar 45 milhões de novos pobres na América Latina

Os níveis de pobreza extrema na região também vão aumentar, cerca de 4,5% (na ordem das 28 milhões de pessoas), elevando para 96 milhões o número de pessoas que vivem em condições extremamente precárias.

© Reuters

Mundo América Latina 09/07/20 POR Notícias ao Minuto

A pandemia do novo coronavírus pode colocar na pobreza 45 milhões de pessoas que atualmente integram a classe média na América Latina e Caribe, considerada a região com mais desigualdades no mundo, alertou hoje a ONU. "Num contexto de desigualdades já gritantes, de taxas elevadas de trabalho informal e de uma fragmentação dos serviços de saúde, as populações e as pessoas mais vulneráveis são, uma vez mais, as mais afetadas", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, num comunicado.

PUB

Com mais de três milhões de infectados com o novo coronavírus, dos quais mais de metade registrados no Brasil, a região tornou-se neste momento o epicentro da pandemia da doença covid-19.

Depois do Brasil, os outros países mais afetados são o México, Peru e Chile.

Segundo o secretário-geral da ONU, que divulgou hoje um documento dedicado às consequências da pandemia na América Latina e Caribe, a quebra do Produto Interno Bruto (PIB) nesta região em particular será na ordem dos 9,1%, o pior valor em um século.

A organização internacional realçou que o impacto econômico será devastador, lembrando que a pandemia atingiu a região após sete anos de um crescimento econômico lento e num cenário em que persistem desigualdades profundas, com milhões de pessoas sem cobertura de cuidados de saúde ou sem acesso a água potável.

As Nações Unidas anteveem que a taxa de pobreza nesta zona do mundo aumente 7% este ano, mais 45 milhões de pessoas, para um total de 230 milhões de pobres, o que representa 37,2% da população total que vive nos países da América Latina e Caribe.

Os níveis de pobreza extrema na região também vão aumentar, cerca de 4,5% (na ordem das 28 milhões de pessoas), elevando para 96 milhões o número de pessoas que vivem em condições extremamente precárias.

Este valor representa 15,5% da população total da região.

Estas pessoas vão estar "em risco de fome", afirmou, em declarações à comunicação social, Alicia Barcena, uma responsável da ONU citada pelas agências internacionais.

Para enfrentar a crise e ajudar esta população, a organização internacional defende que os governos devem fornecer um rendimento mínimo de emergência e subsídios contra a fome.

Nesta região em particular, e segundo as contas da ONU, o valor médio mensal a atribuir por pessoa deveria rondar os 140 dólares (cerca de R$ 845,00).

Ainda no comunicado hoje divulgado, António Guterres apelou à comunidade internacional para que "forneça liquidez, uma assistência financeira e um alívio da dívida" aos países da região da América Latina e Caribe.

Desde que o novo coronavírus foi detectado na China, em dezembro do ano passado, a pandemia da doença covid-19 já provocou mais de 549 mil mortos e infectou mais de 12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse (AFP).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Vaticano 26/04/24

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

Mundo Fedya 26/04/24

Conheça o Fedya, o gato vesgo que conquistou a internet

Mundo Itália 26/04/24

Taxa diária para turista começa a ser cobrada em Veneza

Mundo Antártida 26/04/24

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

Mundo Multimédia 26/04/24

Motoristas salvam idoso 'trancado' em carro pegando fogo, veja as imagens

Mundo EUA 26/04/24

Biden afirma que vai participar de debate com Trump durante campanha nos EUA

Mundo Austrália 26/04/24

Mais de 26 baleias-piloto morrem encalhadas em praia na Austrália

Mundo EUA Há 22 Horas

Após detenções, Blinken diz que atos em universidades dos EUA fazem parte da democracia

Mundo Emergência Médica Há 23 Horas

Ministro extremista de Israel capota carro e é hospitalizado

Mundo Saúde Há 19 Horas

OMS alerta para o uso excessivo de antibióticos durante pandemia; conheça os riscos