Corte de financiamento pelo BNDES pode beneficiar bancos

Com a menor influência do BNDES no mercado, a tendência seria de aumento da participação dos bancos privados e a redução de distorções

© DR

Economia Moody's 05/11/15 POR Estadao Conteudo

A decisão do governo brasileiro de cortar o financiamento para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pode prejudicar a qualidade dos ativos da instituição no curto prazo, mas também pode resultar em uma diminuição do risco de crédito no longo prazo, conforme o BNDES reduza o financiamento direto que fornece ao setor corporativo. A avaliação é da agência de classificação de risco Moody's.

PUB

"A mudança política, que faz parte da estratégia de aperto fiscal do governo, também pode estimular o crescimento para os bancos privados", comentou Alexandre Albuquerque, vice-presidente associado da Moody's, acrescentando que "conforme o crescimento dos empréstimos do BNDES desacelere, a instituição poderá focar mais no desenvolvimento do mercado de crédito do Brasil, ao invés de agir como credor direto".

Com a mudança de papel, as empresas que tinham anteriormente se beneficiado de financiamentos de baixo custo do BNDES terão que se voltar aos bancos privados, afirma a agência.

"Como muitos desses mutuários estão em indústrias que são sensíveis à crise econômica do Brasil, a inadimplência no balanço do BNDES pode subir no curto prazo, enquanto o mercado se adapta à nova estratégia", comenta a Moody's. "No entanto, o declínio no crescimento também irá diminuir a demanda sobre o balanço do BNDES no longo prazo, eventualmente reforçando seu perfil de crédito", complementa, afirmando que, como o banco deixará de ser o agente de programas governamentais de concessão de empréstimos altamente subsidiados (cujos custos têm se tornado um fardo fiscal), o equilíbrio de suas contas também deve melhorar.

Com a menor influência do BNDES no mercado, a tendência seria de aumento da participação dos bancos privados e a redução de distorções. Ao mesmo tempo, conclui a Moody's, os bancos poderiam incrementar suas receitas com serviços ao intermediar a venda de dívida privada, o que poderia desenvolver o mercado de capitais brasileiros. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 22 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 22 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 21 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 14 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 22 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 22 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 20 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 15 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo