Projeto para aumentar pena de crime sexuais contra crianças é lançado

A iniciativa, segundo Damares, integra o Plano de Contingência para Crianças e Adolescentes, lançado pelo governo federal durante cerimônia no Palácio do Planalto

© Getty

Justiça PEDOFILIA-LEI 14/07/20 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) anunciou nesta segunda-feira (13) o envio de um projeto de lei ao Congresso para aumentar a pena de crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes.

PUB

A proposta atinge aqueles que têm a confiança da vítima, como professores, profissionais de saúde e religiosos. O texto, no entanto, ainda não foi apresentado pelo governo.

A ideia foi apresentada durante a comemoração dos 30 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O projeto de lei foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A proposta visa ainda retardar os efeitos do tempo de prescrição de crimes sexuais praticados por idosos contra crianças e adolescentes.

Hoje, se uma pessoa cometer um estupro contra criança ou adolescente aos 70 anos de idade, o prazo para que seu crime prescreva cai pela metade -ou seja, teria 10 anos para ser punida.Com a proposta, o prazo para que a pessoa acusada tenha direito à redução da prescrição seria a partir dos 80 anos de idade.

A iniciativa, segundo Damares, integra o Plano de Contingência para Crianças e Adolescentes, lançado pelo governo federal durante cerimônia no Palácio do Planalto.Para Damares, a proposta deve proteger ainda mais crianças e adolescentes.

"Temos uma lei extraordinária que precisa ser aperfeiçoada. Parlamentares, façam essa lei ser realidade o mais breve possível", disse a ministra.

"Chega de violência sexual contra crianças em nome da fé, chega de violência sexual contra criança por pessoas que deveriam protegê-las. Não está falando aqui alguém que ouviu falar de violência sexual, mas alguém que conhece bem e foi vítima por um ministro de confissão religiosa há 50 anos", afirmou ela.

A ideia do projeto de lei, segundo Damares, foi concebida pelos membros da força-tarefa do Ministério Público do Estado de Goiás, que trabalharam no caso João de Deus, e foi aperfeiçoado pela equipe do Ministério da Justiça e Segurança Púbica.

Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado e. Em seguida, ser sancionado pelo presidente.Em 2018, ainda durante campanha eleitoral, Bolsonaro fez críticas ao ECA.

"Esse ECA tem de ser rasgado e jogado na latrina", disse à época. "Tem de diminuir [a maioridade penal] para 14 anos, e, se não for possível, para 16 ou 17 anos", afirmou.A declaração foi feita em visita a sua cidade natal, Glicério (SP), após ele dizer que todos os seus filhos atiraram com munição de verdade a partir dos 5 anos de idade.

A prática é proibida por lei e o responsável pode ser punido com 3 a 6 anos de prisão. O ECA estabelece como crime "vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, arma, munição ou explosivo".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 17 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 17 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Polícia Há 8 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

mundo Bioparc Há 14 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

lifestyle Peso Há 16 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

justica Santa Teresa Há 17 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo EUA Há 11 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 17 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 16 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA