Moradores se queixam de falta de alarme por parte mineradora

Presidente da Samarco afirma ter avisado a prefeitura de Mariana, a defesa civil e ainda ligou para alguns dos moradores

© Agência Brasil

Brasil Em Minas 06/11/15 POR Estadao Conteudo

O diretor-presidente da Samarco, mineradora responsável pelas barragens que se romperam em Mariana (MG), disse que a empresa cumpriu com todas as regras do programa de emergência aprovado pela prefeitura da cidade ao constatar a ruptura das barreiras: avisou a prefeitura, a defesa civil e, segundo ele, telefonou para alguns dos moradores para avisar da iminência da tragédia.

PUB

A falta de um alarme sonoro que pudesse antecipar o aviso à população foi uma queixa constante entre as famílias que ficaram desabrigadas. "Não temos esse aviso. A lei de segurança das barragens é a 12.334 de 2010 e nós a cumprimos integralmente", disse o coordenador de projetos da empresa, engenheiro Germano Silva Lopes.

Segundo a Samarco, duas barragens se romperam nesta quinta-feira, 5. A primeira, barragem do Fundão, tinha 7 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mina. Ela vinha passando por obras de ampliação. A segunda, de Santarém, tinha 55 milhões de litros de água.

"Por volta das 14 horas, se ouviu um tremor na barragem do Fundão. Foi feita uma vistoria e não foi constatado anormalidade", disse Lopes. Por volta das 15 horas, porém, houve a ruptura na primeira barragem, que provocou a queda da segunda e o despejo de 62 milhões de toneladas de lama na população de Bento Rodrigues, vilarejo distante 40 minutos do centro de Mariana. Foi quando o plano de telefonemas entrou em ação.

Questionados, os porta-vozes da empresa não souberam dizer quantos telefonemas chegaram a ser dados aos moradores nem o conteúdo da mensagem. O presidente da empresa disse que aquelas eram duas das barragens "mais monitoradas" do Brasil. Além de concreto, os maciços das construções eram feitos com os próprios rejeitos de mina, que haviam passado por processo de capacitação.

Obras

A barragem do Fundão passava por uma obra de alteamento, segundo a empresa. Operários vinham utilizando um dreno no local para preparar a ampliação das barreiras de concreto, o que aumentaria a capacidade de armazenamento dos resíduos. Ambos os reservatórios estavam com capacidade máxima de operação.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS) disse que a Samarco vem prestando "toda a assistência" à população e não comentou a falta da sirene. "Eles emprestaram boa parte do maquinário usado nos resgates", afirmou. O prefeito, entretanto, quer recursos do governo do Estado para ajudar na reconstrução da cidade. Duarte Júnior participou da entrevista coletiva da Samarco agradecendo a presença de deputados estaduais aliados políticos e brincou dizendo que "sempre sonhou em ser da defesa civil", passando a mão no colete da organização que ele estava vestindo.

Noite

Como parte do plano de contingência, a Samarco passou, na tarde desta sexta-feira, 6, acomodando as vítimas desabrigadas em hotéis da cidade. Em um dos hotéis, o balconista orientava os antigos hóspedes, que já estavam instalados antes da chegada das vítimas: "Seu café da manhã amanhã vai ser em outro lugar, no segundo andar. No primeiro, vão servir os desabrigados. A Samarco falou para dar um café mais simples".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 21 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 21 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 20 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 13 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 22 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 21 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 19 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 14 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo