Economistas discutem agenda de crescimento em lançamento de site

O evento marcou o lançamento oficial do site "Por quê? - Economês em Bom Português", criado para simplificar o entendimento do mundo dos números e das finanças

© Divulgação

Economia Palestra 07/11/15 POR Estadao Conteudo

Elevar a eficiência da economia para promover a retomada do crescimento foi o tema central de um conjunto de palestras realizado ontem (6) no Insper, instituto de ensino e pesquisa que é referência em economia e negócios. O evento marcou o lançamento oficial do site "Por quê? - Economês em Bom Português", criado para simplificar o entendimento do mundo dos números e das finanças.

PUB

Três palestras defenderam que, em paralelo ao ajuste das contas públicas, no curto e no longo prazos, o país precisa implementar uma terceira agenda, dedicada a promover o crescimento. Na avaliação do economista José Alexandre Scheinkman, professor da Columbia University, nos Estados Unidos, um caminho certeiro é elevar a produtividade. Em outras palavras: fazer com que trabalhadores, empresas e governo no Brasil sejam capazes de produzir mais e melhor com o que já dispõem - ou até com menos.

A produtividade, na maioria dos setores no Brasil, não apenas estagnou, como até andou para trás. Na indústria de transformação e na construção civil, por exemplo, a produtividade piorou 1% ao ano, de 2000 a 2009. "Se não entendermos a produtividade, nada mais vai funcionar", disse Scheinkman. Para recuperar o tempo perdido, ele indica algumas medidas, como aumentar a integração do Brasil à economia global, fomentar a competição e elevar investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Outra vertente, de longo prazo, é aperfeiçoar a educação. "Precisamos descobrir porque não sabemos educar", disse o economista Ricardo Paes de Barros, um dos mais respeitados estudiosos do tema, que tem feito pesquisas para identificar o que há de errado nas escolas e com os professores.

Como boa parte das medidas depende do poder público, Ana Carla Abrão, secretária da Fazenda do governo de Goiás, reforçou a necessidade de União, Estados e municípios também perseguirem a eficiência, o que não é muito fácil, dada a pesada estrutura dos entes públicos. "Hoje, 75% da receita do Estado de Goiás, gerada por 6,6 milhões de habitantes, é gasta no pagamento do salário de 110 mil servidores: essa excrescência não ocorre apenas em Goiás, mas em todo o País", disse.

Para o economista Marcos Lisboa, presidente do Insper, não haverá como desatar os nós da recessão se o governo não aprimorar a capacidade de implementar ações no tempo certo e da maneira correta: "Você precisa de humildade para implantar políticas públicas: primeiro, deve testá-la, depois, implementá-la com cautela, porque um diagnóstico apressado pode levar ao erro", disse. Exemplo: "De 2011 a 2014, o governo apostou tudo que, gastando mais, faria o País crescer. Pois é: deu errado", disse Lisboa.

Economês

O site Por Quê - Economês em Bom Português foi criado pela Bei Editora. Segundo Marisa Moreira Salles, uma das fundadoras da Bei, a fonte de inspiração do site foi a campanha eleitoral do ano passado, pautada em temas econômicos importantes, mas obscuros para o brasileiro médio. "A maioria dos eleitores não entendeu o debate e, quando isso acontece, as pessoas ficam perdidas num mar de informação, algumas, não raro, mal-intencionadas", disse Marisa.

Pela proposta do site, o público deve interagir, enviando dúvidas e sugestões, até sobre qual é a melhor alternativa para que o tema de sua preferência seja abordado. A equipe do site recorre a várias ferramentas: blog, vídeos e até músicas. Tomas Alvim, também fundador da Bei, explica que a proposta é avançar ainda mais. "O próximo passo será oferecer palestras e cursos, onlines e presenciais", disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula