Procuradoria pede ao TCU que afaste Wajngarten por ocultação de gastos

O objetivo é evitar que o chefe da Secom 'retarde ou dificulte' a investigação.

© Federação Israelita / Divulgação

Política Fábio Wajngarten 17/07/20 POR Estadao Conteudo

O subprocurador-geral Lucas Furtado pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quinta-feira, 16, o afastamento do chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Fábio Wajngarten.

PUB

O pedido enviado ao presidente do TCU, José Mucio Monteiro, foi baseado em uma reportagem publicada pelo jornal O Globo informando que a Secom vem descumprindo determinação da Controladoria-Geral da União (CGU) e mantendo em segredo dados sobre gastos com publicidade na internet.

Na representação, o subprocurador pede o afastamento temporário de Wajngarten até que os fatos sejam apurados - de modo a evitar que o chefe da Secom 'retarde ou dificulte' a investigação.

No documento, o subprocurador destaca que ainda que a ocultação dos dados públicos 'em frontal desrespeito ao princípio da publicidade na Administração Pública' representa 'flagrante descumprimento' da lei por parte da Secom e de Wajngarten.

O chefe da Comunicação do governo federal nega omissão de informações. No Twitter, ele disse que 'a Secom não descumpriu a determinação da Controladoria Geral da União, que ainda não se manifestou neste caso específico'. Wajngarten também voltou a dizer que a Secretaria de Comunicação da Presidência não decide sobre a contratação direta de sites e blogs. "A Secom, por meio de uma agência de publicidade, contrata a plataforma Google Ads, que apresenta os anúncios ao público definido na campanha e cobra cada vez que ele clica na peça digital", disse.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Ao contrário do que afirma a matéria do jornalista, a Secom não descumpriu a determinação da Controladoria Geral da União, que ainda não se manifestou neste caso específico. <a href="https://t.co/w8ljjV2CoM">pic.twitter.com/w8ljjV2CoM</a></p>&mdash; Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) <a href="https://twitter.com/fabiowoficial/status/1283789945614807040?ref_src=twsrc%5Etfw">July 16, 2020</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Ou seja, diferentemente da narrativa do jornalista, não houve contratação de sites nem blogs diretamente pela Secom e, consequentemente, descumprimento de qualquer decisão da GCU.</p>&mdash; Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) <a href="https://twitter.com/fabiowoficial/status/1283789948731129859?ref_src=twsrc%5Etfw">July 16, 2020</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Paraíba Há 22 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 23 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

lifestyle Signos 27/04/24

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

tech Ataque 27/04/24

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 19 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO 27/04/24

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

mundo Guangzhou Há 19 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

esporte FLAMENGO-BOTAFOGO Há 21 Horas

Tite já ouve cornetas soarem no Flamengo e clássico vira jogo de risco

brasil POVOS-INDÍGENAS Há 22 Horas

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia