População desocupada somou 11,5 milhões entre 28 de junho e 4 de julho

A taxa ficou abaixo dos 13,1% registrados na semana anterior

© Reuters / Paulo Whitaker

Economia IBGE 24/07/20 POR Estadao Conteudo

A taxa de desocupação ficou em 12,3% na semana de 28 de junho a 4 de julho, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Covid (Pnad Covid), divulgada nesta sexta-feira, 24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUB

A taxa ficou abaixo dos 13,1% registrados na semana anterior, porém acima dos 10,5% da primeira semana de maio, primeira semana de referência da nova pesquisa do IBGE.

Ao todo eram 11,5 milhões de desempregados na semana de 24 de junho a 4 de julho, indicando que 900 mil trabalhadores saíram do desemprego desde a semana passada. Em relação ao início da pesquisa, no entanto, 1,3 milhão de pessoas deixaram o emprego.

O total de pessoas sem emprego caiu para 28,7 milhões quando se leva em conta a população não ocupada que não procurou trabalho (ou seja, fora da força de trabalho), mas que gostaria de trabalhar. Das pessoas fora da força de trabalho que gostariam de trabalhar, 19,4 milhões deixaram de buscar um emprego por causa da pandemia de covid-19 ou por falta de trabalho em sua localidade.

A população ocupada ficou em 81,8 milhões de pessoas na semana de 24 de junho a 4 de julho, em queda em relação à semana anterior (82,5 milhões) e à primeira semana de maio (83,9 milhões).

Do total de ocupados, 10,1% (8,3 milhões de trabalhadores) estavam afastados por causa de medidas de isolamento social relacionados à covid-19, abaixo dos 19,8% da primeira semana de maio. Essa proporção vem se reduzindo semana a semana, sinalizando para um retorno dos trabalhadores a suas atividades.

Ainda entre os ocupados, 8,9 milhões, ou 12,5% do total, exerciam suas atividades remotamente, trabalhando de casa. Esse contingente tem se mantido estável desde o início da Pnad Covid.

A nova pesquisa é uma versão da Pnad Contínua, planejada em parceria com o Ministério da Saúde, para levantar dados sobre o mercado de trabalho e saúde. A coleta mobiliza cerca de 2 mil agentes do IBGE, que levantam informações de 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os Estados do País.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 23 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 18 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 20 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo EUA Há 18 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

fama GABRIELA-DUARTE Há 21 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

politica Emergência Médica Há 18 Horas

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

fama Harry e Meghan 06/05/24

Parabéns, Archie! Filho de Harry e Meghan comemora cinco anos

fama LUÍSA-SONZA Há 19 Horas

'Cobrem as autoridades', diz Luísa Sonza em apelo por ajuda ao RS

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 21 Horas

Datena diz que 'está bem' após nova cirurgia para estancar sangramento

fama Reality Show Há 18 Horas

Davi revela em podcast o que vai fazer com prêmio do BBB 24