Presidente diz que Barcelona deixou de ganhar 200 milhões de euros

Bartomeu avalia que o Barcelona é um dos clubes mais impactados financeiramente na Europa em virtude da pandemia

© DR

Esporte Barcelona 26/07/20 POR Estadao Conteudo

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, analisou os efeitos da pandemia do novo coronavírus no clube catalão, que, segundo o dirigente, deixou de arrecadar aproximadamente 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bilhões) com a crise sanitária que paralisou os campeonatos por meses.

PUB

Bartomeu avalia que o Barcelona é um dos clubes mais impactados financeiramente na Europa em virtude da pandemia. "Desde 14 de março quase não recebemos nada. Deixamos de ganhar cerca de 200 milhões de euros", revelou Bartomeu, em entrevista ao jornal espanhol Mundo Deportivo.

Entre as perdas financeiras, o dirigente lembrou que o clube teve de reembolsar parte do valor dos ingressos comprados pelos torcedores, correspondente às partidas disputadas sem público.

"Tivemos que fechar as lojas e o museu, não houve venda de ingressos. Retornamos a parte do crédito das partidas que não foram disputadas. 200 milhões é muita coisa", reforçou.

O Barcelona reagiu à crise provocada pelo novo coronavírus com a redução de 70% dos salários dos jogadores em negociação liderada por Lionel Messi. Antes da pandemia, o clube catalão esperava faturar 1,1 milhões de euros no fim desta temporada. Agora, porém, espera "30% menos", segundo Bartomeu.

"Digo isso porque se alguém pensa que a pandemia não afeta o Barça, está errado. Afeta os grandes clubes europeus e o Barça é o clube europeu que ganha mais dinheiro e é o mais afetado. Isso torna esse mercado complexo", ressaltou o mandatário. Ele, porém, salientou que, apesar das reduções, "continuaremos a ser líderes em receita".

FUTURO DE MESSI - Bartomeu também falou sobre a possibilidade de Lionel Messi deixar o Barcelona. O craque argentino se mostrou insatisfeito com o desempenho da equipe nesta temporada, especialmente após a perda do título espanhol para o arquirrival Real Madrid, e não assegurou que seguirá no time catalão depois de junho de 2021, quando se encerra o seu contrato.

O dirigente, porém, se mostrou confiante na permanência do camisa 10. "Messi já disse muitas vezes que iria se aposentar no Barcelona, no seu clube de toda a vida. E não tenho dúvidas de que Messi renovará", garantiu.

Neymar e outras negociações por reforços também foram assunto na entrevista. Com o prejuízo financeiro, Bartomeu afirmou que a prioridade é fazer trocas para adquirir novos jogadores, o que provavelmente inviabilizaria a volta de Neymar. "Agora estamos tomando decisões e os jogadores, se eles não provêm de trocas, é muito difícil que venham", afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 21 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 12 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 23 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 21 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 22 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 21 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 23 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 22 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens