Governo do Rio: fechamento de hospitais de campanha até 12 de agosto

Segundo o secretário, o fechamento dos hospitais de campanha não terá impacto no atendimento dos pacientes que necessitam de internação.

© Reuters

Brasil HOSPITAIS-RIO 29/07/20 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O governo do Rio pretende fechar todos os hospitais de campanha para pacientes com Covid-19 até o dia 12 de agosto. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pelo secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet, terceiro a ocupar o cargo durante a pandemia do novo coronavírus.

PUB

Segundo o secretário, o fechamento dos hospitais de campanha não terá impacto no atendimento dos pacientes que necessitam de internação. Dos sete hospitais de campanha prometidos pelo governador Wilson Witzel (PSC), somente foram entregues o do Maracanã, na zona norte da capital, e de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.

De acordo com Bousquet, serão desmobilizadas os hospitais de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, São Gonçalo e Maracanã. Os três primeiros, que não foram inaugurados, serão fechados no próximo dia 5. Já os dois últimos, ainda em funcionamento, encerrarão as atividades uma semana depois, no dia 12.

Conforme o secretário, as determinações judiciais sobre os hospitais de campanha serão respeitadas e a desmobilização só ocorrerá quando não houver obstáculos jurídicos.

No último dia 17, a Justiça do Rio de Janeiro determinou que os hospitais de campanha devessem permanecer abertos. O secretário informou que a Procuradoria-Geral do Estado avalia como contornar a situação, considerando a queda do número de casos.

"Desde o princípio, era previsto que os hospitais de campanha encerrassem as atividades quando houvesse a redução da curva de casos e óbitos e quando a oferta de leitos da rede de saúde existente fosse suficiente. Esse momento chegou. O passo foi avaliado em conjunto com técnicos do governo", afirmou o secretário.

Nesta terça-feira (28), o estado do Rio chegou a 13.033 mortes e 159.639 casos confirmados do novo coronavírus. Conforme o médico da Secretaria Estadual de Saúde Alexandre Chieppe, os equipamentos dos hospitais de campanha desmobilizados irão reforçar as redes municipais de saúde e possibilitar a abertura de novos leitos.

"A nova estratégia, que inclui também a pactuação de leitos nos municípios e suporte operacional com profissionais e insumos, direciona para a assistência aproveitando as estruturas das unidades locais, num cenário em que a previsão de uma segunda onda da doença perde força", disse Chieppe.

O ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos, além de dois subsecretários, estão presos por suspeita de fraudes envolvendo contratos para a construção dos hospitais de campanha e compra de respiradores.

A organização social Iabas foi afastada da gestão dos sete hospitais de campanha por meio de decreto publicado no início de junho. De acordo com o governo estadual, a Iabas recebeu R$ 256 milhões, dos R$ 770 milhões previstos em contrato para as obras das unidades.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia