Governo de São Paulo promete perua e mães aceitam mudança

Famílias do Vale do Paraíba temem problemas com a mudança das escolas dos filhos

© DR

Brasil Reestruturação 15/11/15 POR Estadao Conteudo

As mães dos 11 alunos da Escola Estadual Bairro da Roça Grande, na zona rural de Cunha, no Vale do Paraíba (SP), temem pelo bem-estar e a segurança dos filhos em razão da mudança de escola. Acostumados com a única professora, que exerce as funções de ensinar, limpar o local e preparar a merenda, os estudantes estão apreensivos com o plano de reformulação escolar.

PUB

A unidade multisseriada que será desativada está em uma área particular a 6 km do centro urbano. O Estadão acompanhou a apresentação das mudanças na rotina escolar em uma reunião entre a Diretoria de Ensino de Guaratinguetá e as mães dos estudantes.

O ponto mais questionado pelas mães foi a segurança das crianças, já que elas estão acostumadas com a sala pequena, onde todos se conhecem e não há problemas de indisciplina. Ariane tem 7 anos e está no 2.º ano. "Minha filha não quer mudar de escola, ela tem medo de apanhar dos colegas maiores. Um primo dela foi estudar numa dessas escolas grandes e apanhou dos moleques. Ele teve de fazer até tratamento com psicólogo", conta a dona de casa Lucilene Fiorelli Gomes, de 30 anos, acompanhada da mãe, Nadir Fiorelli, de 54, e do irmão, Daniel Fiorelli, de 9 anos, que estuda com a sobrinha de 7.

Nadir conta que a escola da Roça Grande faz parte da vida dos moradores da comunidade. "Eu estudei aqui, minha filha Lucilene estudou aqui. É uma pena ver isso acabar. Vai ficar longe para eu ir na escola quando precisar", disse a dona de casa, que caminha 3 km para chegar à escola. Para ir à reunião, Nadir pegou carona na Kombi do transporte escolar.

Para Valquíria Pereira Galhardo, de 34 anos, a comodidade da atual escola ficará no passado. Ela é vizinha do prédio, basta atravessar a porteira para o filho Maurício chegar à sala de aula. "Gostar dessa mudança, eu não gostei, mas a gente não tem outra opção", diz. "Na primeira semana de aula, pelo menos, vou acompanhá-lo até a porta."

Segundo Candido José dos Santos, dirigente de ensino da Regional Guaratinguetá, Cunha tem 26 escolas rurais estaduais e 24 escolas rurais municipais. O encerramento das atividades das escolas da Roça Grande e Rio Abaixo é pela proximidade com o centro urbano, distantes 6 e 7 km, respectivamente. "As crianças terão transporte escolar gratuito. Isso tranquilizou as mães, elas passaram a aceitar melhor a situação." As demais escolas serão mantidas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 23 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 23 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 21 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 14 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 23 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 22 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 20 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 16 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo