Nível do Cantareira fica estável e Alto Tietê cai nesta segunda-feira

O Cantareira opera com 17,5% da capacidade, mesmo índice do dia anterior

© Pixabay

Brasil Seca 16/11/15 POR Estadao Conteudo

Considerado o principal sistema hídrico de São Paulo, o Cantareira voltou a ficar estável nesta segunda-feira, 16, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Já o Alto Tietê, que atravessa crise severa, voltou a perder volume de água represada e já não registra aumento há seis dias. Apenas o Guarapiranga e Alto Cotia subiram.

PUB

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira opera com 17,5% da capacidade, mesmo índice do dia anterior. O cálculo tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera duas cotas de volume morto, adicionadas no ano passado, como se fossem volume útil do sistema.

Não choveu sobre a região do Cantareira nas últimas 24 horas. A pluviometria acumulada neste mês, no entanto, está em 96,8 mm. O volume é cerca de 13% maior do que o esperado, caso a média histórica de novembro, de 5,34 mm por dia, estivesse se repetindo. A última vez em que o Cantareira registrou queda no seu estoque foi no dia 26 de outubro. Na ocasião, o nível do sistema desceu 0,1 ponto, de 15,7% para 15,6%.

No índice negativo, que passou a ser divulgado após decisão judicial, o nível do Cantareira subiu 0,1 ponto porcentual e está com -11,7%, ante -11,8%. Na terceira medição, o manancial também subiu e opera com 13,6%. No dia anterior, o índice era de 13,5%.

Outros mananciais

Com pluviometria de apenas 0,1 mm, o Alto Tietê está com 15,1% da capacidade - 0,1 ponto porcentual a menos do que no dia anterior. No domingo, 15, o sistema operava com 15,2%, cálculo que considera um volume morto, adicionado no ano passado. A última vez em que o nível nos reservatórios subiu foi no dia 10 de novembro.

Atual responsável por abastecer o maior número de paulistas (5,8 milhões), o Guarapiranga subiu pelo terceiro dia. A alta foi de 0,3 ponto porcentual e fez o nível dos reservatórios aumentar de 86,6% para 86,9%. O sistema já superou a expectativa de chuva para novembro. Foram 153,2 mm até o momento, enquanto a média histórica é de 123,8 mm.

Proporcionalmente, o Alto Cotia foi quem teve o maior aumento: 0,6 ponto porcentual. O sistema opera com 72,3%, ante 71,7% no dia anterior. O manancial também já superou a expectativa de chuva neste mês.

Por sua vez, o Rio Grande e o Rio Claro ficaram estáveis em 93,3% e 57,4%, respectivamente. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 12 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 19 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 19 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 19 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 19 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 18 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 12 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda