Meta sobre etanol pode ameaçar produção de açúcar, alerta Nastari

A imposição do aumento da produção e exportação de etanol poderia reduzir a capacidade de produtores em escolher entre as duas commodities de acordo com os fundamentos de oferta e demanda

© Reprodução/Youtube

Economia Opinião 17/11/15 POR Estadao Conteudo

A meta do governo brasileiro - que deve ser anunciada durante a convenção global do clima, a COP21, em Paris - de produzir 50 bilhões de litros de etanol até 2030 poderia causar maior volatilidade no mercado de açúcar, ao desestabilizar o balanço de produção de açúcar e etanol. A avaliação é de Plinio Nastari, presidente da consultoria Datagro, durante um seminário da Organização Internacional do Açúcar (OIA), que ocorre em Londres.

PUB

A imposição do aumento da produção e exportação de etanol poderia reduzir a capacidade de produtores em escolher entre as duas commodities de acordo com os fundamentos de oferta e demanda, comentou Nastari.

O presidente da Datagro afirmou, ainda, que o recente aumento dos preços de açúcar no mercado internacional não é suficiente para incentivar investimentos no aumento da capacidade de moagem de cana-de-açúcar no Brasil. As dívidas das usinas ainda são altas demais para permitir programas de investimento nos preços atuais, segundo ele.

Volatilidade

As mudanças climáticas e o aquecimento global devem elevar a volatilidade dos preços do açúcar no mercado internacional, afirmou o analista Jonathan Kingsman, durante seminário da OIA. "Parece que o aquecimento global é uma realidade e os padrões climáticos estão confusos", disse.

O analista afirmou, ainda, que uma grande incerteza no mercado é a influência dos fundos de investimento e de especuladores nos movimentos de preços. O fluxo de capital institucional nos mercados futuros e de fundos indexados em commodities foi impulsionado por um paper publicado em 2005 por Gary Gorton e Geert Rounwehorst, que mostrou que os mercados de commodities têm uma relação inversa às oscilações do mercado de ações e que poderiam servir como hedge contra a inflação.

Entretanto, Kingsman lembra que essa relação se enfraqueceu com o desaquecimento da demanda chinesa, o que levou alguns fundos a reduzirem a exposição a commodities. Fonte: Dow Jones Newswires. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico