Vacina da gripe pode reduzir risco de ataque cardíaco em 85%

O estudo realizado em pacientes de alto risco apurou ainda que as mortes por qualquer causa decaíram para quase três quartos entre quem tinha mais de 50 anos.

© DR

Lifestyle Doenças cardíacas 04/08/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Texas Tech University Dallas, nos Estados Unidos, aponta que a vacina da gripe diminui até 85% o risco da incidência de enfartes e reduz para metade o número de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). A vacina da gripe tem o poder de diminuir a probabilidade dos indivíduos sofrerem um ataque cardíaco ou AVC, segundo uma nova pesquisa, divulgada no jornal britânico Mirror Online. 

PUB

Cientistas norte-americanos afirmam que a imunização reduz o risco de ocorrência de enfartes até 85% e corta para metade o número de derrames. 

Roshni Mandania, líder do estudo, e médica em formação na Texas Tech University Dallas, disse: "os dados apurados são assombrosos. É difícil ignorar os possíveis efeitos positivos da vacina da gripe em complicações cardíacas severas". 

"Muitos indivíduos não consideram a vacina da gripe necessária ou importante, e muitos podem deparar-se com vários obstáculos para acederem a esse tipo de imunização". 

Receber imunização contra a gripe ajuda a prevenir a formação de infecções no tórax - que por sua vez enfraquecem o sistema imunológico. Infecções essas que são bastante comuns em grupos de alto risco, que incluem pessoas acima dos 50 anos e aqueles que vivem em lares. 

Mandania e uma equipe de pesquisadores compararam o impacto em 168,325 pacientes que receberam a vacina, e uma vasta maioria que não recebeu. 

Indivíduos imunizados com mais de 50 anos apresentaram uma probabilidade 85 e 28% menor de sofrerem uma parada cardíaca ou ataque cardíaco - provocado por problemas circulatórios no órgão, respectivamente. 

Concluíram ainda que os pacientes registravam uma chance 47% mais reduzida de sofrerem um mini AVC, ou acidente isquêmico transitório (AIT). Na totalidade, a taxa de mortalidade decaiu para 73%. 

O estresse ao qual a gripe sujeita o corpo há muito que é conhecido pelos médicos, é capaz de provocar com maior facilidade enfartes e derrames, explicaram os pesquisadores. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Alimentação saudável 24/04/24

Cinco alimentos que deve evitar para manter sua saúde intestinal

Lifestyle Queijos 24/04/24

Saiba durante quanto tempo pode congelar queijo sem que se estrague

Lifestyle Signos 23/04/24

Faz parte da lista dos signos mais irresponsáveis do zodíaco?

Lifestyle câncer de ovário 24/04/24

Um sintoma precoce e doloroso de câncer do ovário que jamais deve ignorar

Lifestyle Roupas 24/04/24

Coisas que sempre deve fazer antes de colocar as roupas na máquina

Lifestyle Corpo humano 23/04/24

Quanto tempo alguém consegue viver sem comer?

Lifestyle Detox 24/04/24

Queime as gordurinhas com este suco de pepino, salsa e limão

Lifestyle SAÚDE DO CORAÇÃO 24/04/24

Seis sinais que mostram que pode sofrer de infecção rara no coração

Lifestyle Saúde 24/04/24

Câncer colorretal é preocupante e atinge cada vez mais jovens

Lifestyle Signos 24/04/24

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?