"Governo está pensando curto prazo e tomando medidas necessárias"

Sobre o curto prazo, o ministro ressaltou que o governo está olhando a situação atual e o que é preciso ser feito

© Reuters

Política Joaquim Levy 18/11/15 POR Estadao Conteudo

Após participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para discutir o projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que estabelece um teto para a dívida pública, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que a discussão sobre os limites da dívida é de caráter político. "O que nós proporcionamos são diversos cenários e consequências e um pouco das implicações da política econômica e fiscal que, ao estabelecer meta de médio e longo prazo, têm que ser feitas", disse Levy.

PUB

Sobre o curto prazo, o ministro ressaltou que o governo está olhando a situação atual e o que é preciso ser feito, mas frisou a necessidade de pensar no longo prazo. "O governo está pensando no curto prazo e tomando medidas necessárias para trazer a estabilidade no curto prazo, mas tem que ter um pouquinho de ambição e tem que pensar no longo prazo e o longo prazo você faz com sinalização e criando arcabouço que permita criar outras medidas", destacou.

Para o ministro, a discutir os limites da dívida remete aos objetivos para o Brasil no longo prazo. "A gente quer uma economia moderna e que está acompanhando a economia digital, a internet, a integração maior do Brasil nos fluxos de investimento e abrir oportunidades de trabalho e investimento para as empresas e pessoas", avaliou.

Sobre os questionamentos do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) em relação ao projeto, Levy afirmou que as considerações do parlamentar são importantes e técnicas e que serão analisadas e objeto da discussão dos técnicos. "O princípio da posposta não foi questionado e faz parte da discussão e do propósito da audiência pública", finalizou.

Vetos

O ministro da Fazenda avaliou positivamente a análise dos vetos realizada na terça-feira, 17, pelo Congresso. Os parlamentares decidiram por manter o veto da presidente Dilma Rousseff sobre o reajuste dos servidores do judiciário. De acordo com ele, a decisão reforma o compromisso da sociedade brasileira para superar esta fase e entrar numa fase de crescimento e discussões de coisas mais importantes para a economia e fazer transição entre esse período pós boom das commodities.

Para ele, a decisão está em linha com o compromisso do governo para "fazer tudo que precisa para o Brasil crescer e estar olhando atentamente para os diversos setores da economia e criando mecanismos de financiamento do investimento e do crescimento econômico". Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico