Janelas de vinho: Itália revive tradição da época da peste negra

Tradição é da Idade Média e volta a ganhar utilidade nos dias de hoje

© DR

Mundo Covid-19 10/08/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

Com a Covid-19 e a obrigatoriedade de fecharem as suas portas, muitos cafés e restaurantes tiveram que arranjar novas formas de manter os negócios. Muitos adotaram o Take Away como o seu principal meio de venda, utilizando as janelas para realizar a entrega de encomendas no local, permitindo assim o distanciamento entre funcionários e clientes.

PUB

A ideia, contudo, não é assim tão original, escreve a imprensa italiana. Há muitos anos - precisamente na época da peste negra - eram construídas na cidade, pequenas janelas para a venda de vinho. Uma invenção que se espalhou por toda a Toscana naqueles anos de peste bubônica, que foi particularmente intensa na Itália em 1630 e que, agora, volta a ganhar utilidade.

Estas janelas eram compostas por ripas de madeira que permitiam que permanecessem fechadas e tinham o tamanho certo de uma garrafa de vinho. O pagamento era feito através do depósito de moedas numa caixa, as quais eram posteriormente desinfectadas com vinagre. 'Distanciamento social' não era, possivelmente, um termo usado na altura, contudo as janelas foram construídas com o propósito que nos dias de hoje está cada vez mais presente nas nossas vidas.

El Covid reabre en Italia las "ventanas del vino", pequeñas ventanas que durante la peste bubónica eran utilizadas por los comerciantes para vender botellas de vino. Se pagaba con monedas que después eran desinfectadas con vinagre y que los compradores depositaban en una caja. pic.twitter.com/Rbpq8jRfHA

— Salvador San Vicente (@SSVphotographer) August 9, 2020

De seu nome original 'buchette del vino', da Toscana, as janelas estão esculpidas nas paredes de lojas vinícolas e lojas urbanas, onde permaneciam como registro da história do país, mas ganham agora novamente vida, com muitos proprietários a usarem-nas para manter os seus negócios. Através delas vendem vinho, café, e até comida.  

Para o diretor da Wine Window Association, Matteo Faglia, a ideia tem sido uma mais-valia para comerciantes sobretudo porque os italianos, por saberem que se trata algo ligado ao seu passado, tendem a respeitar e a dar um valor diferente a esta forma de comércio.

¿Puede ser esto más molón?Florencia recupera sus “ventanas del vino”, usadas hace más de 400 años durante la peste negra https://t.co/rX39fLGIbl

— Reyes Pérez Mora (@ReyesPer86) August 9, 2020

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 20 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica Pridão Há 2 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

fama CANTORA-RIHANNA Há 23 Horas

Rihanna é criticada após segurar filho mais velho de ponta-cabeça durante festa de aniversário

mundo REINO UNIDO-EDUCAÇÃO Há 21 Horas

Reino Unido cria limite de idade para educação sexual nas escolas

mundo Coreia do Norte Há 4 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Vídeo Há 1 Hora

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo EUA-CÂMARA Há 22 Horas

Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel

brasil Vírus Há 1 Hora

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

politica Justiça Há 18 Horas

STF forma maioria para negar habeas corpus a Bolsonaro

brasil Educação Há 20 Horas

Taxa de alfabetização no Brasil chega a 93%, revela IBGE