"É quase impossível" detectar jihadistas entre os refugiados

Autoridades gregas consideram ser quase impossível identificar perigosos extremistas entre os migrantes que chegam à Europa

© DR

Mundo Grécia 21/11/15 POR Notícias ao Minuto

"Se não estiverem já registrados numa base de dados, é quase impossível", disse Dimitris Amountzias, capitão da polícia de Moria, o principal campo de registro da ilha de Lesbos.

PUB

Neste campo, dezenas de migrantes e refugiados fazem fila para deixarem as suas impressões digitais, tirarem fotografias e serem interrogados por agentes da agência europeia Frontex.

"Não passa pela cabeça de nenhum agente da polícia deixar passar um único migrante sem ficar com as impressões digitais", garantiu o responsável, durante uma visita ao campo do comissário europeu da Saúde, Vytenis Andriukaitis. Sem um passe emitido após este procedimento, os migrantes não podem comprar o bilhete de ferry para seguir viagem, explicou.

No entanto, este documento, facilmente falsificável, já é objeto de tráfico. Seis paquistaneses foram detidos na quarta-feira, em Lesbos, acusados de terem vendido documentos falsos.

"Contrariamente ao que se pensa, é fácil entrar e sair da União Europeia sem se ser detectado", explicou o criminologista Christophe Naudin, especialista em fraude de documentos.

"Não sabemos verdadeiramente quem passa", acrescentou, explicando que, apesar de a maioria dos sírios ter documentos que "podem, em termos gerais, ser verificados no que toca à autenticidade", não é sempre possível "determinar se verdadeiramente pertencem aos seus portadores".

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, sugeriu, esta semana, que Abdelhamid Abaaoud, suspeito de ser o mentor dos ataques de Paris, passou pela Grécia no percurso da Síria para a Europa

A sugestão foi negada por Atenas, através de um comunicado do Ministério da Proteção dos Cidadãos, na sexta-feira: "Até hoje, nenhuma fonte forneceu qualquer prova que confirme esta afirmação".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 14 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 16 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 16 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 16 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 15 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 17 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 17 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 16 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 17 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor