Pandemia faz Unesp mudar tipo de prova na 2ª fase do vestibular

Com questões múltipla escolha para diminuir tempo de prova na pandemia

© Shutterstock

Brasil VESTIBULAR-UNESP 13/08/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) decidiu que a segunda fase de seu vestibular do próximo ano terá questões múltipla escolha e será feita em apenas um dia para diminuir o tempo de permanência dos candidatos nos locais de prova por causa da pandemia do novo coronavírus.

PUB

Tradicionalmente, a segunda fase da Unesp é feita em dois dias com 36 questões dissertativas e uma redação. Em cada dia, os candidatos tinham 4h30 para fazer as provas. No próximo vestibular, serão 60 questões objetivas e a redação - os candidatos terão 5h30.

As 60 questões objetivas serão divididas em três áreas específicas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) do currículo do ensino médio. É a primeira vez que uma universidade paulista terá prova de múltipla escolha na segunda fase.

"Decidimos excepcionalmente neste ano, e só por este ano, alterar o formato do nosso vestibular, já consolidado há muitos anos. Entre abrir mão da redação ou das questões dissertativas, avaliamos que seria mais importante manter a redação", disse Gladis Cagliari, pró-reitora de graduação da Unesp.

Em julho, a universidade também já havia decidido que iria adiar as datas do vestibular. A primeira fase foi remarcada para os dias 30 e 31 de janeiro, dividindo os candidatos em dois grupos para diminuir a aglomeração. A segunda fase será em 28 de fevereiro.

No ano passado, a primeira fase do exame da Unesp foi aplicada para 95.440 candidatos em 35 cidades.

Segundo Cagliari, a alteração do formato também foi feita para diminuir o tempo necessário para a correção das provas em função do adiamento da data. "Como as provas vão acontecer muito mais tarde por causa da pandemia, as questões de múltipla escolha são uma forma de evitar atrasar a divulgação dos aprovados", disse.

As principais provas de seleção do país para ingresso no ensino superior foram adiadas pela pandemia. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Fuvest (prova que dá acesso à USP) e o vestibular da Unicamp foram remarcados para o próximo ano.

Para diminuir o tempo de permanência dos estudantes no local de prova, a Unicamp também reduziu o número de questões da primeira fase, antes eram 90 e agora serão 72. O tempo de realização também passou de 5 horas para 4. Os candidatos também farão a prova em dias diferentes e houve ampliação dos locais de prova.

Não houve alteração no formato da segunda fase da Unicamp. A Fuvest também não alterou o modelo do vestibular. Nas duas, essa etapa continua sendo feita em dois dias e com questões dissertativas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 17 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 22 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 19 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 18 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 19 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show