NBA começa mata-mata com 'bolha' segura e favoritos inseguros

Paralisada por mais de quatro meses pela pandemia de Covid-19, a disputa foi retomada em um ambiente controlado, construído no complexo da Disney, nos arredores de Orlando

© DR

Esporte NBA 16/08/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quatro partidas abrem nesta segunda-feira (17) os playoffs da NBA. Em uma temporada cheia de desafios, a liga americana de basquete chega aos mata-matas em um cenário esportivo imprevisível, em que a única certeza até o momento tem sido a eficácia da "bolha" construída para a finalização do campeonato.

PUB

Paralisada por mais de quatro meses pela pandemia de Covid-19, a disputa foi retomada em um ambiente controlado, construído no complexo da Disney, nos arredores de Orlando. Com exames diários em todos os concentrados no local desde a chegada das delegações, na primeira quinzena de julho, não houve nenhum resultado positivo para o novo coronavírus.

Só entre os jogadores, 342 pessoas foram submetidas a testes múltiplas vezes. Com um protocolo bastante rígido estabelecido para os que precisavam sair e retornar ao complexo, a NBA conseguiu se sair bem na primeira parte do desafio: concluir a fase de classificação sem casos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Quem não se saiu tão bem, ao menos até agora, foram os times que chegaram a Orlando como favoritos ao título. Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers, tidos como os principais concorrentes da Conferência Oeste, e Milwaukee Bucks, líder da Conferência Leste, apresentaram problemas, o que tornou ainda mais incerta a luta pelo troféu.

Ela já não era de fácil previsão pelo andamento atípico da temporada, que teve oito jogos para cada time após longa interrupção. A disputa pelo troféu tem ainda um fator inédito, que amplia o cenário de incertezas: sem público no ginásio, não há efetivo mando de quadra ou vantagem para os donos das melhores campanhas.

Até existe uma torcida virtual, com espectadores aparecendo em um telão e o sistema de som simulando um ambiente favorável aos mandantes, mas isso é apenas uma questão estética para as transmissões pela televisão. Para os atletas, como descreveu o armador T. J. McConnell, do Indiana Pacers, trata-se de um fator inexistente.

Assim, mesmo com o melhor retrospecto da liga, os Bucks não terão a possibilidade de contar com o apoio que teriam em Milwaukee. Eles chegam aos playoffs com um retrospecto de 56 vitórias e 17 derrotas, porém registraram três triunfos e cinco reveses desde o reinício da competição na Flórida.

Liderados por Giannis Antetokounmpo, favorito a ser novamente eleito o melhor jogador da temporada regular, eles continuam exibindo favoritismo no Leste, mas terão de mostrar que os resultados recentes foram fruto de um time classificado, com a primeira posição assegurada, descansando para as partidas decisivas.

A mesma lógica se aplica ao Los Angeles Lakers, líder do Oeste, que teve na "bolha" o mesmo aproveitamento do Milwaukee. A equipe pareceu francamente desinteressada em alguns momentos, poupou atletas em vários outros e fechou a primeira fase perdendo por 136 a 122 para o eliminado Sacramento Kings.

"Há um estado mental em que você precisa estar, mas você não quer entrar nele antes da hora porque ele demanda muita energia, muito esforço. O jogo de playoff é em outro nível. Nós desenvolvemos nossos hábitos ao longo da temporada e estaremos prontos quando for necessário", afirmou o craque veterano LeBron James, 35.

Esses hábitos não foram tão bem desenvolvidos pelo Los Angeles Clippers, que aparece como a principal ameaça aos Lakers no Oeste. O técnico Doc Rivers adotou um sistema de rodízio entre seus principais jogadores, Kawhi Leonard e Paul George, que chegaram ao time neste ano e não conseguiram estabelecer um entrosamento mais profundo.

No alto nível da conferência, é um detalhe que pode fazer a diferença. No cenário atípico da "bolha", equipes como o Denver Nuggets, o Houston Rockets, o Dallas Mavericks e até o Portland Trail Blazers, que precisou fazer uma campanha de recuperação e buscou sua vaga em um mata-mata prévio, têm condições de surpreender os favoritos de Los Angeles.

No Leste, o Toronto Raptors tenta se colocar novamente como pedra no caminho de Giannis e do Milwaukee. Atual campeão –em uma trajetória que derrubou os Bucks–, o time do Canadá se reinventou após a saída de Kawhi Leonard, construiu sua identidade em torno de uma defesa forte e está na briga pela taça.

O Boston Celtics, com um desempenho firme desde a retomada, e o Miami Heat também aparecem como candidatos a avançar à final. São vários postulantes viáveis a uma temporada que, à sua maneira, será histórica. Ao fim de um campeonato entristecido pela morte de Kobe Bryant e abalado pelo coronavírus, alguém haverá de levantar a taça.Primeiros jogos dos playoffs- Segunda (17):14h30 Utah Jazz x Denver Nuggets - ESPN17h Brooklyn Nets x Toronto Raptors ESPN19h30 Philadelphia 76ers x Boston Celtics - ESPN22h Dallas Mavericks x L.A. Clippers - ESPN- Terça (18)14h30 Orlando Magic x Milwaukee Bucks17h Miami Heat x Indiana Pacers19h30 Oklahoma City Thunder x Houston Rockets - SporTV22h Portland Trail Blazers x Los Angeles Lakers - SporTV

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico