Cultivar bactérias saudáveis no intestino é o segredo para perder peso

A grande maioria das dietas promete uma perda de peso eficaz, mas a verdade é que são poucas as que o conseguem fazer de forma saudável

© DR

Lifestyle Dieta 25/11/15 POR Notícias Ao Minuto

Com a chegada do novo ano, muitas pessoas começam a planejar uma nova dieta para entrar 2016 com tudo e poder ficar bem com o corpo no verão. Para isso, algumas pretendem deixar de comer pão ao café da manhã, outras comprometem-se a banir os carboidratos e ainda há quem queira excluir todo o tipo de gorduras da alimentação.

PUB

Mas, serão estas dietas à base do índice glicêmico eficazes? Possivelmente não, diz Tim Spector, professor no King College de Londres. De acordo com este especialista, o segredo para uma perda de peso eficaz e saudável está no cultivo de bactérias saudáveis no intestino. E qual a boa notícia? Este cultivo de micróbios é feito com a ingestão de alimentos ricos em polifenois… como o chocolate pretoe o vinho tinto, lê-se no Daily Mail.

O estudo do professor britânico defende que as dietas à base do índice glicêmico – e que sugerem que o arroz, massa e batata sejam substituídos por leguminosas – são eficazes em animais e pessoas com Diabetes, não havendo ainda evidências científicas do sucesso em pessoas saudáveis.

E esta não é a primeira vez que as bactérias intestinais assumem um papel de protagonista na saúde. Também este ano, novos estudos associam a concentração destes microrganismos com uma melhor resposta à imunoterapia e pode explicar porque é que alguns pacientes respondem melhor do que outros a este tratamento inovador.

Alimentos que proporcionam o cultivo de bactérias intestinais:

Uvas, cereja, laranja, limão, maçã, amora, morango, mirtilo, ameixa e damasco são frutas ricas em polifenois. Este componente pode ainda ser encontrado em alimentos como couve, couve-flor, tomate, alho, cebola, espinafre, repolho, rabanete, nabo, beterraba e em sementes oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins, amêndoas, pistache).

As ervas aromáticas e especiarias como alecrim, manjericão, gengibre, canela, açafrão, curcuma, colorau são também potenciadores do cultivo de bactérias intestinais, tal como alguns sucos de fruta, o chá verde, o chá branco e o vinho tinto. Todos os chocolates com mais de 65% de cacau são igualmente benéficos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 23 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 23 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 21 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 14 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 23 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 22 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 20 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 15 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo