Presidente da Samarco diz que é cedo para saber causas de acidente

Ricardo Vescovi ainda afirmou que não é possível determinar o futuro dos funcionários ou da empresa

© Divulgação

Brasil Entrevista 25/11/15 POR Notícias Ao Minuto

Ricardo Vescovi,  diretor-presidente da Samarco, deu uma entrevista ao "G1" 20 dias depois do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Entre as declarações, ele falou que ainda é cedo para determinar o futuro dos funcionários e da própria empresa. Também, afirmou que é preciso mais alguns meses para saber as causas do acidente.  

PUB

"Em relação às causas desse acidente, elas estão sendo investigadas por uma série de profissionais do Brasil e de fora do país. Certamente é uma resposta de solução complexa porque vai diversas disciplinas da engenharia, geotécnica, geologia, mecânica dos solos, mecânica das rochas", explicou ele, ressaltando que "é importante dizer que essa barragem era tida como modelo de operação, muito bem monitorada, isso é um consenso de todos que conheciam a operação de Fundão. Daí a surpresa quando identificaram que ela não se rompeu progressivamente, mas de uma vez só". 

Questionado sobre os prejuízos ambientais, Vescovi afirmou que "Contratamos uma empresa de renome internacional nesse tipo de desastre com a expertise de pessoas que participaram de outros desastres no mundo. Já estão em campo fazendo os levantamentos necessários tanto do ponto de vista social quanto do ambiental e ao longo de todo o Rio Doce para que a gente possa ter esse número e consiga ver as ações que precisamos tomar para o futuro".  

Demonstrando otimismo, disse que acredita que o Rio Doce pode se recuperar e, até, "se tornar um rio melhor do que era antes". Ele finalizou com uma mensagem para todas as vítimas da tragédia: "a Samarco pede desculpas tanto às famílias que foram diretamente impactadas, que perderam entes queridos, quanto aos que foram indiretamente impactados, tantas pessoas ao longo do Rio Doce que estão perdendo alguma fonte de renda ou forma de vida. À população do Espírito Santo e Minas Gerais, a Samarco também se desculpa. Nós estamos muito tristes, consternados e trabalhando para reverter e procurar soluções".  

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 4 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 3 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

economia DESENROLA-BRASIL Há 6 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Gusttavo Lima Há 4 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

mundo EUA Há 5 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 21 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

esporte São Paulo FC Há 5 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja