Marinha monitora lama no litoral capixaba

É o desastre ambiental mais grave que o Brasil já teve, de proporções inimagináveis", disse Izabella Teixeira

© Reuters

Brasil Desastre 25/11/15 POR Estadao Conteudo

Chegou ao litoral capixaba na terça-feira, 24, o navio hidro-oceanográfico Vital de Oliveira, a principal e mais moderna embarcação de pesquisa da Marinha do Brasil. Ele fará monitoramento diário do Rio Doce durante o período de chuvas (quatro meses).

PUB

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as chuvas devem movimentar a lama depositada no fundo do rio, chegando à foz e provocando aumento da turbidez da água. "É o desastre ambiental mais grave que o Brasil já teve, de proporções inimagináveis", disse.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também estão atuando para entender a dispersão dos rejeitos com um modelo matemático, que analisa correntezas e direção do vento. O uso do Vital de Oliveira atende ainda a um pedido do governo do Estado. "Paralelamente a isso, vamos começar a discutir a restauração da bacia", disse Izabella no programa de rádio Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). "Teremos de contar com a generosidade da natureza para acelerar os processos."

O rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, despejou 62 milhões de metros cúbicos de lama sobre localidades como Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana (MG). Onze mortos já foram confirmados e há pelo menos 11 pessoas desaparecidas. Os cerca de 600 desabrigados estão hospedados em hotéis - e devem ser realocados para casas mobiliadas alugadas pela mineradora.

A tragédia avança pelo litoral capixaba, com a enxurrada de lama exigindo a interrupção no abastecimento. Em Colatina, um protesto contra a falta de água, na terça, teve de ser contido pela Tropa de Choque. Oito pessoas foram presas.

Justiça

O Ministério Público do Espírito Santo, com o Ministério Público Federal e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deu prazo até segunda-feira para que a Samarco explique por que não colocou em prática os planos de emergência no momento do rompimento da barragem, o que poderia ter reduzido prejuízos.

Durante as investigações, foi levantado que há seis anos a empresa RTI (Rescue Training International), contratada pela Samarco, elaborou um plano estratégico vasto, prevendo a proteção aos funcionários e comunidades, no caso de rompimento de uma barragem. No entanto, tal plano não foi utilizado. A mineradora informou que tem um plano de contingência, aprovado pelos órgãos competentes, que foi cumprido.

A Samarco deve começar a distribuir em dezembro cartões de débito para as famílias atingidas pelo rompimento da barragem, principalmente as que tiveram sua atividade econômica comprometida, como agricultores e pescadores. A mineradora vai pagar um valor mensal para que os trabalhadores possam se sustentar: um salário mínimo por chefe de família, mais 20% de um salário mínimo para cada dependente. O valor já é contestado pelo Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), que reivindica um salário mínimo por pessoa. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 22 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 51 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança 02/05/24

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 22 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 22 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 22 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 23 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 23 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens