Até julho, 13,3 milhões tinham feito teste para covid-19 no Brasil

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19)

© Reuters

Brasil IBGE 20/08/20 POR Estadao Conteudo

Cerca de 13,3 milhões de pessoas, o equivalente a 6,3% da população brasileira, já tinham feito algum teste para diagnóstico da covid-19 no País desde o início da pandemia até julho de 2020. Cerca de 20,4% dos testados, 2,7 milhões de pessoas, obtiveram resultado positivo para o novo coronavírus, enquanto 79,6% não tiveram resultado positivo nos testes que realizaram.

PUB

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A realização de testes foi um dos seis novos temas abordados em julho pelo levantamento, que integra as Estatísticas Experimentais do IBGE.

A Unidade da Federação com maior porcentual de testes realizados foi o Distrito Federal (16,7%), seguido por Amapá (11,0%) e Piauí (10,5%). Pernambuco registrou o menor porcentual (4,1%), seguido por Minas Gerais (4,5%), Paraná (4,5%) e Rio Grande do Sul (4,5%).

Quanto ao tipo do teste, 4,7 milhões de pessoas fizeram o SWAB, sendo 25,5% deles com diagnóstico positivo, enquanto 6,4 milhões realizaram o teste rápido com coleta de sangue através do furo no dedo, o que resultou em 15,9% de laudos positivos. Outros 4,0 milhões fizeram o teste de coleta de sangue através da veia no braço, sendo 24,6% deles com covid confirmada.

O acesso a testes para a covid-19 foi maior entre as pessoas com maior instrução. Entre as pessoas sem instrução ao ensino fundamental incompleto, apenas 3,1% fizeram teste, enquanto dos brasileiros com superior completo ou pós-graduação, essa fatia de testados subiu a 14,2%.

A renda também influenciou o acesso à testagem: o porcentual de pessoas que realizaram algum teste para covid-19 chegou a 14,2% para os 10% mais ricos, enquanto o alcance entre os 20% mais pobres não alcançou 4% dessa população.

Entre os 211,1 milhões de brasileiros, havia 47,2 milhões de pessoas, ou 22,4% da população, com alguma das comorbidades pesquisadas, sendo a hipertensão a mais frequente (12,8%).

As demais prevalências foram: asma ou bronquite ou enfisema (5,7%); diabetes (5,3%); depressão (3,0%); doenças do coração (2,7%) e câncer (1,1%).

O porcentual de pessoas com doença crônica que testou positivo para a covid-19 foi de 1,6%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)