México é suspenso no basquete e pode perder vaga na Olimpíada

No caso do basquete, o problema começa pelo fato de a Federação Mexicana de Basquete filiada à Fiba, a Ademeba, não ser reconhecida pelo governo mexicano

© DR

Esporte FIBA 28/11/15 POR Estadao Conteudo

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) abriu o que promete ser uma temporada de suspensões às confederações e federações mexicanas nas próximas semanas. Impossibilitado de jogar qualquer competição internacional, o México corre o risco de perder a vaga olímpica no basquete masculino, conquistada nos Pré-Olímpicos da Américas.

PUB

A decisão, entretanto, nada tem a ver com a reclamação do Comitê Olímpico Mexicano (COM), que, como outras federações esportivas do país, reclama por estar passando por uma auditoria do governo mexicano em suas contas. O comitê usa a possibilidade de ficar fora da Olimpíada como chantagem para que as investigações cessem.

No caso do basquete, o problema começa pelo fato de a Federação Mexicana de Basquete filiada à Fiba, a Ademeba, não ser reconhecida pelo governo mexicano. "Durante o verão, a Fiba e a Fiba Américas se reuniram com o Ministério do Esporte, que confirmou que o reconhecimento viria em algumas semanas. Apesar de Fiba garantir à Ademeba tempo adicional para ser reconhecida, um novo adiamento foi apresentado à Fiba em 20 de novembro. O Comitê Executivo da Fiba entende que, em vista às competições de 2016, novo prazo não é possível", explicou a Fiba.

Ao suspender o México, a Fiba deixou claro que a federação precisa se reorganizar. "Ainda existem duas organizações no país que agem como órgãos nacionais de basquete e uma série de ligas independentes operam no México sem uma adequada coordenação. Estes elementos não só violam os estatutos da Fiba, como impedem a governança saudável do esporte, como destacado em uma série de dificuldades administrativas que tiveram outros membros da Fina durante a Copa América deste ano", argumenta a Fiba.

Na próxima reunião do seu Comitê Executivo, na segunda semana de dezembro, o Comitê Olímpico Internacional (COI) vai discutir se também pune o México. Se o COM for suspenso por estar passando por interferência do governo, o México ficaria impossibilitado de enviar atletas aos Jogos Olímpicos do Rio. Mesmo assim foi o próprio COM que procurou o COI, o que foi entendido pelo governo como chantagem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 22 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 17 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 19 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo EUA Há 17 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

fama GABRIELA-DUARTE Há 20 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

politica Emergência Médica Há 16 Horas

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

fama Harry e Meghan Há 23 Horas

Parabéns, Archie! Filho de Harry e Meghan comemora cinco anos

fama LUÍSA-SONZA Há 18 Horas

'Cobrem as autoridades', diz Luísa Sonza em apelo por ajuda ao RS

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 20 Horas

Datena diz que 'está bem' após nova cirurgia para estancar sangramento

fama Reality Show Há 17 Horas

Davi revela em podcast o que vai fazer com prêmio do BBB 24