Muito tempo em frente à telas prejudica a visão, saiba como prevenir

Síndrome da visão do computador é um problema de saúde pública crescente que afeta a produtividade e a qualidade de vida

© Pixabay

Lifestyle Saúde 28/11/15 POR Notícias ao Minuto

Mexer no celular toda hora, trabalhar em frente ao computador, chegar em casa e assitir televisão. A verdade é que todos nós passamos bastante tempo diante das telas.

PUB

Como refere a revista Viva Mais, esse hábito tem levado muita gente a procurar ajuda médica. “As queixas nos olhos vem aumentando, pois tem crescido o tempo de exposição a estes aparelhos”, explica o oftalmologista Edvalcio Nunes, do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro.

O excesso de contato com as telas pode provocar desconfortos na visão. A revista explica como evitar e preveni-los.

Olhar fixo

Ficar durante um longo tempo olhando fixamente uma pode desencadear problemas para a saúde ocular. “A distância, o contraste e o brilho dos aparelhos podem causar fadiga ocular, incluindo dores de cabeça constantes, visão turva, olhos secos e irritados, e até falta de concentração”, destaca o cirurgião oftalmologista Renato Neves.

Além disso, a publicação explica que permanecer com os olhos vidrados em uma tela faz a gente piscar menos. Geralmente, abrimos e fechamos os olhos de dez a 12 vezes por minuto. No entanto, em frente aos ecrãs o número de vezes cai para seis ou sete. “Quando você pisca, espalha uma camada de lágrima por todo o olho, mantendo-o hidratado. Piscando menos, seus olhos começam a ficar ressecados e irritados”, afirma Neves. Outro ponto a ter atenção é o ar condicionado, que deixa o ambiente mais seco.

Prevenção

De acordo com os sintomas, esclarece a revista, o médico poderá receitar colírios lubrificantes. Existem recomendações para ajudar no tratamento e também na prevenção dos problemas.

O ideal é fazer pausas de hora em hora ou sempre que possível para piscar. Por alguns minutos, procure olhar para o horizonte. “Piscar é um medida de proteção da visão, já que a pálpebra superior lubrifica os olhos”, explica Neves.

O cirurgião oftalmologista recomenda sempre se manter a 50 centímetros das telas. Ele também destaca que se você usa muito o celular, deve “aumentar o tamanho das letras e manter o braço estendido ao trocar mensagens ou acessar a internet”.

Outra dica é reduzir o brilho das telas, deixando-as mais agradáveis aos olhos.

Síndrome da visão do computador

Os sintomas são: dores de cabeça, perda de foco, olhos cansados e irritados, visão dupla, movimentos involuntários dos olhos, dor no pescoço e nos ombros. Esses são os principais sintomas da síndrome que está relacionada, além do ar condicionado, a forçar os olhos a focar texto e imagens constantemente no computador, estressando-os.

Ainda de acordo com a revista Viva Mais, a síndrome é um problema de saúde pública crescente que afeta a produtividade e a qualidade de vida. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 21 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 19 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 12 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 20 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 21 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

esporte Óbito Há 12 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 21 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 21 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 18 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada