Convenção republicana vira palco para sucessores de Trump em 2024

Aliados e familiares de Trump aproveitam o evento de projeção nacional para testar seu desempenho diante de uma base conservadora

© Carlos Barria/Reuters

Mundo EUA 26/08/20 POR Folhapress

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - A convenção republicana, que oficializou Donald Trump como candidato do partido à reeleição, tem se tornado palco para possíveis sucessores do presidente na disputa à Casa Branca em 2024.

PUB

Aliados e familiares de Trump aproveitam o evento de projeção nacional para testar seu desempenho diante de uma base conservadora que invadiu as fileiras da sigla e se manteve fiel ao republicano.

A investida pode parecer precipitada, mas movimentos ousados, como o do secretário de Estado, Mike Pompeo, mostram que as peças do tabuleiro pós-Trump se mexem com velocidade.

Escalado para discursar na noite de terça (25), Pompeo quebrou uma tradição diplomática histórica nos EUA e é o primeiro secretário de Estado no cargo a participar de uma convenção partidária em 75 anos.

Um dos homens mais fortes do governo Trump, Pompeo é porta-voz de assuntos sobre política externa e segurança nacional, temas caros aos americanos, e tem avançado sobre o eleitorado evangélico, um dos pilares da base do presidente, com discurso em defesa da liberdade religiosa, com foco nos cristãos.

Em 2018, ele concretizou a mudança da embaixada americana em Israel para Jerusalém -de onde seu pronunciamento desta terça foi gravado– e esperava a oportunidade de exaltar o acordo que deve normalizar as relações diplomáticas entre Israel e Emirados Árabes.

Intermediado pelo governo Trump há duas semanas, essa é uma de suas poucas ações diplomáticas com apoio bipartidário, e o secretário aposta na construção do legado como plataforma nacional.

Pompeo era cotado para se candidatar ao Senado neste ano, mas desistiu, aumentando ainda mais a especulação sobre sua possível entrada na corrida para 2024.

Diplomatas dizem que o discurso na convenção viola restrições do Departamento de Estado sobre atividades políticas do secretário, e democratas no Congresso devem investigá-lo.

Aliados, por sua vez, reconhecem que os interesses eleitorais parecem estar acima de tudo e se escoram na ideia de que Pompeo falaria "em caráter pessoal", centrado na tese de que Trump colocou os EUA em primeiro plano diante de disputas com a China e a Coreia do Norte.

Durante a abertura da convenção, na segunda (24), Trump foi recebido aos gritos de "mais quatro anos" e reagiu com ironia: "Se quiserem deixá-los [democratas] mais malucos, digam 'mais 12 anos'".

A lei americana, porém, permite apenas uma reeleição à Casa Branca, o que faz com que cada líder fique, no máximo, oito anos no cargo.

No leque de oradores que, ao lado de Pompeo, tem interesse de herdar o espólio político de Trump estão Nikki Haley, ex-embaixadora dos EUA na ONU e ex-governadora da Carolina do Sul, Donald Trump Jr., filho mais velho do presidente, e o vice-presidente Mike Pence.

Haley e Donald Jr. estrelaram a primeira noite da convenção com o objetivo de resumir a mensagem central da campanha republicana: os EUA serão mergulhados no socialismo e no caos completo caso o democrata Joe Biden for eleito em novembro - o ex-vice de Barack Obama, no entanto, conduz uma plataforma centrista e faz parte do establishment de seu partido.

A ex-embaixadora na ONU não titubeou e fez um discurso de candidata. Em dez minutos, apostou na técnica de adotar um tom suave para produzir mensagens fortes, perpassando os três temas fundamentais em discursos à Casa Branca: economia, política externa e princípios da fundação do país.

"A América não é perfeita, mas os valores sobre os quais nos construímos são", afirmou. "Um governo Joe Biden-Kamala Harris será muito, muito pior [que o governo Obama-Biden]. A visão deles para os EUA é o socialismo, e sabemos que o socialismo falhou em todos os lugares."

Dos cinco filhos de Trump, Donald Jr. é considerado o grande herdeiro eleitoral do pai –além de Ivanka, uma das principais conselheiras da Casa Branca.

Com seus contatos no mundo político e sua maneira bastante simplista de se comunicar, assim como o pai, focado na disputa do que avalia ser o bem contra o mal, tem apelo junto aos eleitores.

É dele também a mais forte conexão com a rede de desinformação que alçou Trump à Presidência.

"É como se essa eleição fosse igreja, trabalho e escolha contra protestos, saques e vandalismo", disse o primogênito de Trump na segunda. "Imaginem um mundo onde os males do comunismo e do terrorismo islâmico radical não tenham chance de se disseminar, em que os herois são celebrados, e os bons moços vencem. Vocês podem tê-lo."

A ideia de que os democratas são anarquistas que vão abolir os subúrbios e prejudicar a classe trabalhadora foi definidora do primeiro dia de convenção, remetendo aos ataques que Trump fez aos ativistas durante os protestos antirracismo e contra a violência policial no país.

As manifestações, porém, ocorreram em grande parte de maneira pacífica, com casos pontuais de violência e depredação. Mas Trump –e seus possíveis sucessores– sabe que a narrativa energiza conservadores e pode amedrontar eleitores da classe trabalhadora do Meio-Oeste e mulheres brancas dos subúrbios, que foram fundamentais para a vitória republicana em 2016, mas agora, cansados da agressividade do presidente, flertam com Biden.

Nesta quarta, um dos discursos mais esperados é o de Mike Pence. Ele já havia feito uma fala concisa na abertura, centrado em economia e na tese de que, antes da pandemia que matou mais de 177 mil pessoas no país, os EUA apresentavam bons índices de crescimento e baixos números de desemprego.

O vice-presidente muitas vezes é o sucessor natural do presidente, mesmo que depois de alguns anos, assim como Biden, que foi vice de Obama de 2009 a 2017 e hoje disputa a Casa Branca.

Em desvantagem em todas as pesquisas, Trump sabe que pode perder no voto popular, como aconteceu em 2016, e aposta nos nichos específicos - eleitores brancos e conservadores - de estados-chave para tentar reverter o jogo e garantir a vitória no sistema indireto de Colégio Eleitoral, como foi há quatro anos.

Caso perca em novembro, analistas afirmam que Trump deve questionar na Justiça o resultado da eleição, em um processo que pode se arrastar por semanas ou até meses.Aos aspirantes à sucessão, uma derrota neste ano pode significar também o desmantelamento do Partido Republicano e custar a reconstrução das bases para uma nova disputa em 2024.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 22 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 6 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Challenger deep 26/04/24

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina