Fuvest 2021 abre inscrições nesta segunda-feira

Os interessados devem acessar o site da fundação e preencher um formulário com dados e foto atualizada para o cadastro

© Marcos Santos/Fotos Públicas

Brasil Educação 31/08/20 POR Estadao Conteudo

As inscrições para a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) 2021, prova feita para ingressar na Universidade de São Paulo (USP), serão abertas às 12h desta segunda-feira, 31, e permanecem disponíveis até o dia 23 de outubro. Os interessados devem acessar o site da fundação e preencher um formulário com dados e foto atualizada para o cadastro. A taxa de inscrição custa R$ 182.

PUB

Para fazer a inscrição, o candidato precisa preencher um formulário de dados pessoais e criar uma senha de acesso. Depois, deverá inserir uma foto do seu rosto para reconhecimento facial nos dias da prova. Em seguida, é preciso informar se possui alguma necessidade especial e incluir documentos que comprovem essa condição.

O próximo passo será optar pela modalidade da vaga em que irá concorrer (Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pretos, Pardos e Indígenas). Depois, o candidato precisará escolher a carreira e os cursos em que tem interesse - é possível escolher até quatro cursos ordenando pela preferência - e o nível de escolaridade.

Nesta etapa, também é preciso que seja indicada a cidade na qual ele fará a prova. Ao final, a pessoa vai precisar responder a um questionário com 27 perguntas para que seja traçado o perfil socioeconômico e cultural dos candidatos. Só então, o sistema vai gerar um boleto para o pagamento da taxa.

O vestibular da Fuvest oferece 8.242 vagas em vários cursos da USP em 2021, dividas em Ampla Concorrência (AC), Escola Pública (EP) e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). O vestibulando vai concorrer apenas com candidatos que optaram pela mesma modalidade.

- Ampla Concorrência (AC): vagas disponibilizadas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré-requisito;

- Ação Afirmativa (EP): vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

- Ação Afirmativa (PPI): vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

Datas importantes

- Inscrições: de 31 de agosto a 23 de outubro de 2020;

- Prova da 1ª fase: 10 de janeiro de 2021;

- Provas da 2ª fase: 21 e 22 de fevereiro de 2021;

- Divulgação da 1ª chamada: 15 de março de 2021.

Provas

A Fuvest tem duas provas, divididas em duas fases. Na primeira, que vai acontecer no dia 10 de janeiro de 2021, será aplicada a prova de múltipla escolha. O estudante terá de responder 90 questões sobre as disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química (com algumas perguntas interdisciplinares).

As pessoas que passarem na primeira fase serão convocadas para fazer a segunda etapa da prova - dividida em duas partes. A primeira acontecerá no dia 21 de fevereiro de 2021 e terá dez questões de português e uma redação. No dia 22 de fevereiro de 2021, será realizada a segunda prova, que inclui 12 perguntas de duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo vestibulando.

No dia da prova da Fuvest, é imprescindível que o candidato leve um documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul. A prova permite o uso de lápis e borracha para o rascunho. Apontador e régua transparente também são permitidos. Além disso, o vestibulando também pode levar água e alguns alimentos leves para serem consumidos durante a realização da prova.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 18 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 17 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 20 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 19 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes