Com 4,8 pontos, ensino médio de Goiás é primeiro lugar no Ideb

Entre os fatores apontados por gestores para o resultado estão o aumento de duas aulas de Português e Matemática por semana

© Portal Brasil

Brasil Educação 16/09/20 POR Estadao Conteudo

O Ensino Médio de Goiás teve a melhor média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 com 4,8 pontos, maior que a média nacional de 4,2. Entre os fatores apontados por gestores para o resultado estão o aumento de duas aulas de Português e Matemática por semana na grade das escolas estaduais, matérias que fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), antiga Prova Brasil, que por sua vez compõe o cálculo do Ideb.

PUB

A estudante da terceira série do Ensino Médio, Amanda Karoline de Oliveira Matos, de 18 anos, do colégio estadual Dom Fernando I, em Goiânia, conta que passou a gostar mais de Matemática depois que começou a ter mais atividades relacionadas. Além de cinco aulas seguidas da matéria durante a semana, havia uma sexta de matemática básica e atividades extracurriculares.

"Antes do ano passado, eu achava que Matemática era uma coisa totalmente absurda de aprender, que só superdotado conseguia ser bom, mas o professor trouxe uma perspectiva totalmente diferente, da lógica, e não só da inteligência", relata a estudante que quer cursar Engenharia Mecânica ou Matemática na universidade.

A secretária estadual de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, reconhece que o aumento das aulas de Português e Matemática colaborou para o primeiro lugar no índice nacional. Ela também cita outros fatores como o nivelamento entre os estudantes, com aulas no contraturno e aulas remotas pelo programa Goiás Bem No Enem.

É a terceira vez que Goiás alcança o primeiro lugar no Ideb. As anteriores foram em 2013 e 2017, com as médias de 3,8 e 4,3, respectivamente. Na gestão de Marconi Perillo (PSDB), o Estado ficou conhecido nacionalmente por causa do aumento no número das escolas cívico-militares, administradas pela Polícia Militar.

Ao ser questionada se as escolas militares são determinantes para o primeiro lugar no Ideb, Fátima Gavioli defendeu que elas se somam a outros fatores. "(As militares) não são determinantes, apenas somam aos demais colégios e lógico, tem uma média muito boa, e isso faz com que Goiás se destaque", disse a titular da pasta estadual.

Em seu discurso durante cerimônia na tarde desta terça-feira, 15, sobre o resultado do Ideb, a secretária citou os nomes dos colégios militares, de educação integral, quilombolas, indígenas e regulares como colaboradores do resultado alcançado.

Durante o evento, realizado de forma presencial para a imprensa, mas transmitida online, o governador Ronaldo Caiado (DEM) declarou que pretende fazer repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios de acordo com o desempenho na Educação. A medida está sendo estudada e segue como exemplo o modelo de Sobral, no Ceará, segundo Fátima Gavioli.

Aulas e pandemia

O Centro de Operações de Emergência (COE) de Goiás de combate à covid-19 definiu critérios baseados em hospitalização e curva de óbitos para o retorno das aulas presenciais. O Estado só deve voltar com as atividades escolares quando a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) for igual ou menor que 75% e quando o número de óbitos diários pelo novo coronavírus cair pelo menos 15% durante quatro semanas seguidas.

No mês de março, Caiado chegou a romper com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por causa de divergências na condução da crise da pandemia. O governador goiano defendeu medidas de distanciamento social, às quais o presidente é contrário. No entanto, ambos reataram e Caiado segue sendo um dos principais apoiadores da gestão bolsonarista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula