Ex-assessora afirma que Trump só se preocupa com sua reeleição

Olivia Troye disse que o presidente norte-americano não está preocupado com a pandemia que atinge os EUA

© Carlos Barria/Reuters

Mundo Coronavírus 18/09/20 POR Folhapress

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - Uma ex-assessora do vice-presidente americano, Mike Pence, atacou o presidente Donald Trump e o acusou não se importar com a pandemia do novo coronavírus, apenas com sua própria reeleição, e endossou seu adversário, o democrata Joe Biden, em um vídeo divulgado nesta quinta-feira (17).

PUB

O relato de Olivia Troye, que foi assessora sênior de Pence para assuntos envolvendo segurança doméstica e contraterrorismo durante dois anos, ganha peso por causa de seu acesso aos bastidores do trabalho da Casa Branca para combater a Covid-19.

Ela atuou como a principal representante do vice-presidente na força-tarefa de enfrentamento ao coronavírus, que é liderada por Pence desde sua criação, em 30 de janeiro.

"Em meados de fevereiro, sabíamos que a questão não era se a Covid-19 se tornaria uma grande epidemia aqui, mas sim uma questão de quando", diz Troye no vídeo. "Mas o presidente não quis ouvir isso, porque sua maior preocupação era que estávamos em um ano eleitoral e como isso afetaria o que ele considerava ser seu histórico de sucesso".

Em uma reunião da força-tarefa, segundo a ex-assessora, Trump sugeriu que "talvez essa coisa da Covid seja uma coisa boa."

"Não gosto de apertar a mão das pessoas. Não preciso apertar a mão dessas pessoas nojentas", disse Troye, citando o que Trump teria dito na ocasião.

A ex-assessora afirma que foi chocante ouvir o presidente dizer que o vírus era uma farsa e que tudo estava bem, "quando nós sabíamos que não estava. A verdade é que ele não se importa com ninguém além dele mesmo".

"Não importa o quão duro você trabalhe ou o que você faça, o presidente vai dizer algo que é prejudicial a manter os americanos seguros, que foi a razão pela qual eu assumi este trabalho", diz Troye.

O vídeo foi publicado pelo grupo "Eleitores Americanos contra Trump", composto por apoiadores do Partido Republicano que se opõem à reeleição do presidente.

Segundo a CNN americana, Troye também integra a Aliança Política Republicana de Integridade e Reforma (Repair, ou "consertar", na sigla em inglês), que, segundo seu site, tem o objetivo de "se concentrar em um retorno à governança baseada em princípios na era pós-Trump". O grupo é composto por conservadores e ex-funcionários seniores de governos republicanos, incluindo das gestões Ronald Reagan (1981-1989), George Bush (1989-1993), George W. Bush (2001-2009) e da própria administração Trump.

Organizações políticas de republicanos anti-Trump têm ganhado força nos EUA, sendo a mais conhecida delas o Projeto Lincoln, que abertamente faz campanha pela derrota do presidente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula