Cinco sinais precoces de autismo

Especialistas revelam quais os sinais a que os pais devem estar atentos uma vez que podem indicar que a criança sofre de autismo

© DR

Lifestyle Parentalidade 11/12/15 POR Notícias Ao Minuto

Para conseguir os melhores resultados no tratamento do autismo, um diagnóstico e intervenção precoces são absolutamente importantes para melhorar as probabilidades de a criança desenvolver capacidades cognitivas essenciais e funções de alto nível mais tarde na sua vida.

PUB

Depois de falar com especialistas, o Huffington Post revela os cinco sinais precoces de autismo a que os pais devem estar atentos a partir dos 12 a 18 meses de idade da criança, uma vez que é nesta altura que geralmente a condição se manifesta.

1. A criança não responde pelo seu próprio nome. Uma criança saudável irá responder, geralmente virando a cabeça, quando a pessoa que cuida dela a chama pelo nome. Apenas 20% dos bebês que depois foram diagnosticados com autismo respondiam quando alguém dizia o seu nome.

2. Não se envolve na ‘atenção partilhada’. Esta partilha de atenção é um sinal primordial de competências linguísticas, porque sugere a capacidade de partilhar algo com alguém. Como quando a criança vê algo e olha para a mãe como que a confirmar se ela viu o mesmo que ele, partilhando assim a ‘experiência’.

3. Não imita o comportamento dos outros. Os bebês com autismo têm menos tendência para copiar o comportamento dos outros – como rir, acenar ou bater palmas, por exemplo – do que a generalidade dos bebês.

4. Não brinca ao faz de conta. Geralmente as crianças começam a brincar ao faz de conta (fingir que são mães de um boneco ou que são o bombeiro que vai num carrinho, por exemplo) por volta dos dois ou três anos de idade. As crianças com autismo, no entanto, têm menos tendência para se relacionarem assim com os objetos.

5. Não respondem emocionalmente. Enquanto os bebês são tipicamente muito sensíveis às emoções dos outros, os bebês autistas têm menos tendência para sorrir em resposta ao sorriso de outra pessoa, ou a chorar quando veem outra criança a chorar.

Os especialistas recomendam que esteja atento a estes sinais especial entre os 12 e os 18 meses de idade da criança e que fale com o pediatra caso eles se verifiquem. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Bolor 23/04/24

Saiba o que acontece quando come algum alimento com bolor

Lifestyle Alzheimer 23/04/24

Alzheimer: Estudo revela método avançado de detecção do risco da doença

Lifestyle Exercícios 23/04/24

Entenda por que não é recomendado usar maquiagem para fazer exercício físico

Lifestyle Signos 23/04/24

Faz parte da lista dos signos mais irresponsáveis do zodíaco?

Lifestyle Dicas 23/04/24

Ter esses hábitos envelhece mais rápido! Quantos você tem?

Lifestyle Corpo humano 23/04/24

Quanto tempo alguém consegue viver sem comer?

Lifestyle Alimentação saudável 24/04/24

Cinco alimentos que deve evitar para manter sua saúde intestinal

Lifestyle Queijos 24/04/24

Saiba durante quanto tempo pode congelar queijo sem que se estrague